A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Teatro Via Sul Fortaleza receberá “Filomena 30 anos de peleja”

 

Foto: Leandro Furia

Quem aterrisará no próximo fim de semana, na capital cearense, é a atriz Gorete Milagres que comemora os 30 anos de sua icônica personagem. Ela encenará no sábado (06.04), às 20h, no palco do Theatro Via Sul Shopping, em Fortaleza (CE), o celebrativo espetáculo “Filomena 30 anos de peleja”, isso, depois de ter sido empregada, diarista, microempresária e governanta. Gorete assume que não conseguiu se aposentar e está ali, no Teatro, para fazer o seu stand-up aproveitando a onda de um tempo “onde todo mundo vira artista”.

Quanto à sua expectativa para a apresentação em Fortaleza, a atriz relata: “É a primeira vez que apresento no Nordeste, é o meu sexto solo com a personagem e já viajei com a Filó por todo o Brasil e até para os Estados Unidos, menos Norte e Nordeste. Amo o Ceará, sobretudo os cearenses! Em 2017 filmei o Cine Holliúdy 2, no Ceará, e simplesmente me apaixonei pelos atores comediantes cearenses e equipe do filme. A expectativa é me reencontrar com o público que me acompanhou na TV, conhecer novas gerações, fazê-los rir, tirar fotos depois do espetáculo, abraçar a todos que sentem saudade da Filó! Eu tenho certeza que este encontro vai ser pra lá de bom e emocionante! Esta é minha expectativa, não me decepcione! Rs”.

Foto: Leandro Furia

O Espetáculo

Filó leva a plateia para uma jornada inigualável, contando sua trajetória desde o momento em que deixou a roça de Pau Grande, percorrendo as cidades de Belo Horizonte e São Paulo. A atriz revela num relato autêntico e envolvente, as diversas facetas de sua vida, transitando por experiências como empregada, diarista, microempresária e governanta.

Foto: Guto Muniz

A história do espetáculo “Filo, 30 Anos de Peleja” se desenrola com a sinceridade de quem, mesmo após tantas batalhas, não conseguiu se aposentar e, agora, está ali no palco do teatro para compartilhar suas experiências através de um hilário espetáculo que ela chama de stand-up.

Foto: Guto Muniz

Nesta apresentação, a atriz não apenas nos presenteia com suas histórias pessoais, mas também lança um olhar afiado sobre a realidade das empregadas domésticas. Filó mostra a luta constante por direitos que essas profissionais enfrentam, tornando-se verdadeiras espelhas da estrutura social brasileira. Vale frisar que o texto inteligente, repleto de críticas sociais, é habilmente entrelaçado com momentos de humor, proporcionando ao público uma experiência única. Ou seja, é imperdível!

Foto: Guto Muniz

Filó celebra seus 30 anos de persistência e resistência, sem jamais perder de vista a essência do humor que a consagrou, isso em meio a risadas prolongadas e relatos sobre as peculiaridades das relações entre patrão e empregada. Num momento em que todos têm a chance de se reinventar como artistas, “30 Anos de Peleja” presenteia o seu público com um espetáculo que vai além do entretenimento, oferecendo uma reflexão sensível sobre a vida, as batalhas diárias e, claro, muita diversão. Uma dica pra quem for assistir: prepare-se para momentos cheios de risos, emoções e a sagacidade única de Filó.

Foto: Guto Muniz

Atriz e Personagem

A sua trajetória no mundo artístico começou no Teatro Universitário ao cursar Artes Cênicas em 1991, na Universidade Federal de Minas Gerais. Foi lá que Gorete Milagres apresentou pela primeira vez sua personagem Filomena para um diretor de teatro. Para construir a personagem, ela se inspirou nas empregadas domésticas das fazendas do interior de Minas Gerais. A atriz imitava essas mulheres, nas rodas de amigas, desde os seus 13 anos de idade.

Foto: Guto Muniz

Foi em 1994 que aconteceu a estreia de Filó, na Mostra Paralela do FIT BH. A atriz que é autora de todos os roteiros de Teatro da personagem, aprimorou a sua criação depois de vasto estudo sobre a Commédia Dell’arte Italiana, quando protagonizou em 1991 a opereta IlFesitino com o personagem Arlechino. Já em 1995, Filó visitou mais de 100 hospitais com o patrocínio da UNIMED. Arnaud Rodrigues, ao presenciar a envolvente performance de Filó, a chamou para participar de um teste na “Praça é Nossa!” na emissora de TV SBT. A atriz encantou o público na “Praça” de 1997 a 2003. Durante esse período, Filó também brilhou nos palcos do Teatro Imprensa em São Paulo e percorreu o País em turnê com o espetácilo “Filomena”. Em 1999, Filó conquistou seu próprio programa intitulado “Ô Coitado” ao lado do cantor Moacir Franco no SBT. Com 34 pontos, eles foram campeões do IBOPE na televisão brasileira.

Foto: Leandro Furia

Já no ano 2000, as temporadas seguintes tiveram uma nova roupagem com a sitcom homônima, apresentando um novo elenco. Em 2005, Gorete Milagres estreou a peça “Filomena, Vida de Empregada”, depois “Filomena desempregada, Ô coitado!”, realizando uma bem-sucedida turnê nos EUA em 2006. De 2012 a 2014, ela conquistou as plateias com o espetáculo “Filódaemprego.com”. Em 2020, a atriz comemorou duas décadas e meia de jornada da personagem com o espetáculo “Filó 25 anos de Peleja” paralisado pela pandemia. E, em 2024, a atriz Gorete Milagres, volta aos palcos para celebrar os 30 anos da inesquecível Filó, com “Filomena, 30 anos de Peleja” no seu quinto solo com a personagem, que transcendeu os palcos para se tornar boneca, livro e, em breve, ganhará vida nas telonas com seu próprio filme. Não deixe de testemunhar a história e o sucesso desta icônica personagem, que continua a encantar e atrair corações por três décadas consecutivas de sucesso.

Foto: Leandro Furia

A personagem

Nascida em um universo caipira de Minas Gerais, Filomena é uma figura que cria identificação com o público de todas as regiões do Brasil. A personagem representa uma classe trabalhadora tipicamente brasileira: as empregadas domésticas. Com 30 anos de existência, Filó se posiciona como uma mulher ingênua, doce, e que sempre fala o que pensa. É virgem, não entende piadas sexuais e, apesar da sua ingenuidade, é muito esperta com o seu jeito simplório. A atriz é a autora do bordão de sucesso em todo o país: “Ô, coitado!”.

Foto:; Leandro Furia

Personagem de grande repercussão nacional, não é à toa que Filó tem marcado várias gerações. “Eu faço o público rir, ao mesmo tempo, refletir, até educando, sem um palavrão e sem piadas de duplo sentido. A censura do espetáculo é livre. A minha personagem é genuinamente simples, a simplicidade é o maior bem da vida, ela cria identificação com o público com humor saudável para toda família. Acho que esta é a minha contribuição como comediante para o público de 0 a 100 e todas as classes sociais que ainda vão ao teatro me assistir!” É o que Gorete Milagres externa para a imprensa do país, sobre a contribuição da sua personagem ao longo das décadas.

Sobre a Atriz

Mineira da cidade de Conselheiro Lafaiete, Gorete Milagres é comediante, atriz graduada pelo Teatro Universitário da UFMG e roteirista de cinema graduada pela Universidade Anhembi de São Paulo. Ela atuou em teatro, cinema, novelas e programas humorísticos como A Praça é Nossa e o Ô Coitado, com a personagem Filomena, criada por ela e mais conhecida como Filó.

Foto: Guto Muniz

Prêmios

1997 – Prêmio SATED (MG) / Melhor Humorista – Com a personagem Filomena devido aos trabalhos realizados em ruas, ônibus, metrôs e espaços alternativos de Belo Horizonte.
1999 – Prêmio Reconhecimento Humorista – Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (MG)
2000 – Prêmio Reconhecimento de Franca (SP)
2000 – Prêmio Revelação na TV – Prêmio Bonsucesso – Belo Horizonte (MG)
2006 – Melhor atriz no Cine Pernambuco com o filme Tapete Vermelho
2007 – Prêmio Melhor Atriz com o filme Tapete Vermelho – Sesi (SP)
2008 – Prêmio Melhor Atriz com o filme Tapete Vermelho
2014 – Emmy Internacional de Melhor Série Infantil pelo espetáculo “Pedro & Bianca” na qual interpretava Zuzu.
2014 – Prix Jeunesse Internacional por “Pedro & Bianca”
2014- Prix Jeunesse Iberoamericano pelo espetáculo “Pedro & Bianca”

Foto: Guto Muniz

Serviço:

“Filomena, 30 Anos de Peleja”
Dia: 06 de abril (Sábado)
Horário: 20h
Local: Theatro Vil Sul Shopping / Av. Washington Soares, 4335 – Seis Bocas 350 / Fortaleza (CE)

Ingressos: R$ 40,00 – disponíveis na bilheteria do Teatro e no site https://uhuu.com/evento/ce/fortaleza/30-anos-de-peleja-12860

>Obs: A IMAGEM de CAPA da MATÉRIA é de autoria de LEANDRO FURIA.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir