
O Complexo Ambiental Caminhos do Horto (CAC Horto), reforça sua política de democratização do acesso ao Teleférico por meio da gratuidade destinada a moradores e moradoras da Comunidade da Colina do Horto e às instituições da rede pública de ensino.
Moradores da Comunidade do Horto têm acesso gratuito ao teleférico mediante cadastro presencial na Estação Monsenhor Murilo de Sá Barreto (estação inferior), que pode ser realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A iniciativa reconhece o vínculo histórico, cultural e territorial da comunidade com o equipamento e assegura o acesso contínuo ao passeio.
A gratuidade também é destinada a instituições da rede pública de ensino (municipal, estadual e federal, incluindo escolas e universidades). O benefício contempla estudantes, professores e acompanhantes, mediante agendamento prévio com antecedência mínima de cinco dias. Para a visita, é necessário o envio de ofício, contendo a relação nominal dos participantes. O agendamento pode ser realizado por meio do seguinte formulário eletrônico: https://forms.gle/uL9mycSq97uyXAMDA. As orientações sobre o ofício estão inseridas no formulário. ]
Não há exigência de número mínimo de participantes para a realização do passeio. Destaca-se que o preenchimento do formulário não garante a visita e deve-se aguardar a confirmação do agendamento pelo setor responsável do CAC Horto. Instituições privadas são beneficiadas com pagamento de meia-entrada para estudantes, professores e funcionários, mediante agendamento prévio.
Com a iniciativa, o Teleférico do Caminhos do Horto se consolida como um equipamento público acessível, fortalecendo o vínculo entre educação, território e vivência cultural, além de ampliar as possibilidades de visitação à Colina do Horto como espaço de aprendizado, encontro e fruição.


