De acordo com a Plataforma de Coleta de Dados (PCDs) da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), parte da Região do Cariri registrou temperaturas bem amenas nesta semana. Na madrugada da última quarta-feira (17), por exemplo, o município de Barro (a 460km de Fortaleza) teve a menor mínima pontual, chegando a marca de 16,1°C. Em Barbalha, outro município do Cariri, a menor temperatura mínima foi de 19,4ºC.
Outras localidades do Ceará também registraram temperaturas amenas: Tianguá, na serra da Ibiapaba, chegou aos 17,8°C. Tauá, na Região dos Inhamuns, apresentou 19,5°C. “A perda radiativa maior durante a noite e madrugada devido a ausência de nebulosidade faz baixar a temperatura mínima, que é registrada por volta das 6h da manhã, geralmente. Entre outras palavras, o que se observa é que, quando você não tem um ‘tampão’ no fim do dia, todo o calor se dissipa e o tempo esfria-se com maior facilidade”, explica a gerente de Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto.
Inverno
De acordo com os especialistas da Funceme, climatologicamente, os meses de junho e julho são os mais frios. Neste período o Hemisfério Sul passa a vivenciar o inverno, que, em 2020, inicia-se no dia 22 de junho.
No caso do estado do Ceará, que está localizado próximo à linha do Equador, o que se observa é uma queda relativamente menor nas temperaturas, comparada, a outros períodos. Em Fortaleza, por exemplo, a temperatura mínima a temperatura mínima média é de 24,5°C em fevereiro e de 23,1°C em junho.