A temporada de 2023 é histórica para o Tubarão da Barra e ainda pode terminar com o bi-campeonato da Série D. A torcida Coral encerra o ano com a esperança de uma grande temporada no ano que vem
Este sábado (16 de setembro) já entra para a história como um dia histórico para o Ferroviário, independente do resultado da partida contra a Ferroviária de Araraquara, jogo que acontece no estádio Presidente Vargas, às 16 horas.
O Ferrão está em estado de graça com a sua torcida. Com a classificação garantida para a série C do Ano que vem, o Tubarão Glorioso da Barra do Ceará ainda pode ir muito mais longe e ser o primeiro a conquistar duas vezes o título da Série D do Campeonato Brasileiro, a primeira foi em 2018. A competição é disputada desde 2009, de lá para cá, pelo futebol cearense, o Guarany de Sobral já ergue a mesma taça. Para isso, basta vencer e erguer a taça. O Tubarão trouxe de Araquarara, um empate. Se confirmar o título, o Ferrão vai confirmar outro recorde: é o primeiro campeão invicto da Série D. Em todas as Séries, desde que começou o Brasileiro, o Ferrão está invicto; 14 vitórias e 9 empates, com a melhor campanha da primeira fase.
Ainda que o Ferroviário não vença, o ano de 2023 está mais que valendo e o time tem tudo para iniciar um planejamento e uma pré-temporada visando a conquistar objetivos mais ousados. O Ferrão, este ano chegou as quartas de final da Copa do Nordeste e às semifinais do Campeonato Cearense. Caiu de pé. Na Copa do Brasil perdeu para o Grêmio. Vai disputar todas as competições em 2024 com perspectiva de fazer bonito de novo, quem sabe na Série C.
O planejamento coral deve começar a partir da próxima segunda (18). Talvez o investimento para manter o técnico Paulinho o Kobayashi valha a pena. Deve começar ainda uma negociação com o elenco para manter as principais peças, ou mesmo para conseguir reforços que mantenham o padrão de jogo atual, até porque a temporada de 2024 vai começar mais cedo, pois o Ferroviário disputa a fase preliminar da Copa do Nordeste.
O fim de temporada também pode ser favorável para as finanças do clube, pois além da premiação pela participação na Série D, o Peixe pode negociar jogadores que se destacaram.
O desafio de Aderson Júnior e da cúpula coral e manter o bom trabalho e deixar o Ferroviário, ainda por muito tempo na prateleira de grandes times do futebol cearense.