Nesta quarta-feira (16/10), termina o prazo para resgatar o chamado “dinheiro esquecido” por meio do Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central (BC).
O site https://valoresareceber.bcb.gov.br permite a consulta de quantias deixadas por pessoas físicas (inclusive falecidas) e jurídicas.
O dinheiro que não for resgatado será transferido para o Tesouro Nacional ao término do prazo determinado pelo Banco Central. O projeto foi aprovado pelo Congresso Nacional e estima-se que cerca de R$ 8,6 bilhões estão disponíveis para saque, dos quais R$ 7,7 bilhões já foram resgatados pelos usuários.
Como resgatar o dinheiro
Para acessar o sistema, disponível no site https://valoresareceber.bcb.gov.br, o usuário deve ter uma conta Gov.br com nível de segurança prata ou ouro. Em seguida, deve clicar na opção “Consulte valores a receber” e informar o CPF ou CNPJ.
No caso do CPF, o sistema solicitará a data de nascimento. Para empresas, ao utilizar o CNPJ, será solicitada a data de abertura da companhia.
Após inserir essas informações, o usuário deve clicar em “Consulta” e aguardar a confirmação. Caso haja algum valor a ser recebido, será possível acessar a opção “Meus Valores a Receber”.
De acordo com o Banco Central, o sistema exibirá as seguintes informações:
- O valor a receber;
- O nome e os dados de contato da instituição responsável pela devolução;
- A origem (tipo) do valor a receber;
- Informações adicionais sobre o valor, se aplicável.
Se o sistema oferecer a opção “Solicitar por aqui”, o Banco Central informa que o usuário deverá selecionar uma de suas chaves Pix e fornecer os dados necessários. Após esse procedimento, será gerado um número de protocolo para acompanhamento.
O prazo estimado para o recebimento do valor é de até 12 dias úteis.
Para mais informações sobre o processo, acesse: https://www.bcb.gov.br/meubc/valores-a-receber.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.