Um grupo de 20 a 30 homens encapuzados e armados invadiu o território dos indígenas Anacé em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza, realizando ataques em dois momentos distintos, na madrugada e na noite da última quinta-feira, 18.
Os invasores destruíram materiais de construção e barracas, além de ameaçar as famílias que voltaram ao território desde setembro de 2023. Durante o ataque, eles usaram armas de fogo e máquinas para desmatamento, ameaçando a população e danificando cemitérios.
As famílias foram expulsas da área conhecida como “Parnamirim”. Apesar da presença da Polícia Militar, que foi chamada para intervir, os ataques continuaram quando a polícia se afastou. A comunidade também relatou que animais foram colocados no local para destruir suas plantações.
O cacique Roberto Anacé e outras lideranças indígenas afirmam que continuarão resistindo, apesar dos riscos. A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a Secretaria dos Povos Indígenas do Ceará (Sepince) estão monitorando a situação e trabalhando para mediar a paz e garantir a segurança dos Anacés. O Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace) também condenou a violência.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC