A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Teste público de segurança da urna eletrônica está em andamento no TSE

Nesta quarta-feira (15/04), teve início no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a fase de confirmação da sétima edição do Teste Público de Segurança da Urna Eletrônica. Essa etapa, que representa a continuação do evento realizado em 2023, tem como objetivo verificar se as sugestões feitas pelos especialistas da Polícia Federal (PF) e da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) foram implementadas para aprimorar as urnas eletrônicas e os sistemas eleitorais.

O Teste de Confirmação acontecerá até sexta-feira (17), das 9h às 18h, no edifício-sede do TSE, em Brasília. A quem desejar acompanhar, será transmitido ao vivo pelo canal do TSE no YouTube.

Durante a primeira fase da sétima edição do Teste da Urna, realizada de 27 de novembro a 2 de dezembro de 2023, os especialistas não conseguiram comprometer a integridade e o sigilo do voto. Mesmo assim, a Comissão Avaliadora recomendou a repetição de cinco planos de testes executados pelas instituições.

Teste público de segurança da urna eletrônica está em andamento no TSE
Foto: Divulgação/TSE

O diretor-geral do TSE, Rogério Galloro, destacou a importância do Teste Público de Segurança, afirmando que é fundamental para o sistema eleitoral, permitindo transparência e evolução constante. Galloro ressaltou que o teste possibilita que a população, por meio de entidades, universidades e representantes autônomos, contribua para o aperfeiçoamento do sistema eleitoral.

Os integrantes da PF e da UFMS terão três dias para testar e verificar as melhorias implementadas. Serão avaliados diversos aspectos dos sistemas eleitorais, como os firmwares e as mídias dos modelos de urna eletrônica. A PF, com cinco integrantes, replicará três dos seis testes executados em 2023, enquanto a UFMS, com quatro integrantes, analisará dois pontos de melhoria. Além disso, pesquisadores do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (Larc) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) darão suporte aos participantes durante a execução dos testes.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir