PUBLICIDADE

Tia Francisca desabafa ter sido vítima de etarismo e discriminação na Câmara

Vereadora de Fortaleza, Tia Francisca (PSD) discursou na Câmara Municipal em tom de desabafo, em sessão realizada nesta terça-feira (26/08). Na ocasião, a parlamentar lamentou que no meio político ainda haja espaço para o preconceito, etarismo e difamação. Sem citar nomes, Tia Francisca afirmou que atitudes como essa partiram dos próprios colegas da Casa Legislativa que, segundo a vereadora, chegaram a se referir a ela utilizando termos como “velha e abestada”.

Para rebater as ofensas, a parlamentar sugeriu respeito e destacou sua trajetória de militância política há mais de 50 anos, com ênfase em ser uma liderança comunitária no bairro Parque São José. Com palavras que causaram comoção, Tia Francisca afirmou que, como ou sem cargo de vereadora, jamais iria se sentir inferior a ninguém para lutar pelo que acredita e por quem ela defende.

“Eu poderia trazer nomes, mas seria uma vergonha para essa Casa. Tem vereador que faz questão de um tijolo, que não dá voto. Reconhecimento e caráter, dá. Não sou vereadora, não tenho mais pretensões de ser. Mas os suplentes que aqui estão, sejam bem-vindos. Essa Casa é nossa, de um povo que luta e briga, e que é ofendido por lutar por aquele que é excluído”, afirmou.

Tia Francisca foi eleita vereadora de Fortaleza em 2020, obtendo 5.793 votos. Em 2024, ela ficou na quinta suplência do PSD, ao conquistar 6.924 votos do eleitorado local. Mesmo com esses resultados, a liderança do bairro São José afirmou que não será mais candidata, mas que pretende continuar na política para apoiar pessoas que tenham ideias de lutar pelas pautas que promovam conquistas para os menos favorecidos.

Ouça o relato de Tia Francisca:

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir