
Através do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor), o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) solicitou que a Polícia Militar impeça, por tempo indeterminado, o acesso de duas Torcidas Organizadas a qualquer evento esportivo no território cearense. A recomendação tem como alvo a “Torcida Organizada do Ceará” (TOC) e da “A Força da Galera”, respectivamente ligadas aos clubes Ceará e Fortaleza.
A recomendação também sugere a proibição de faixas, camisas ou quaisquer outros itens que identifiquem os grupos. Essa decisão foi tomada após as cenas de violência que foram registradas no dia 12 de setembro, no Ginásio Paulo Sarasate. Na ocasião, a praça esportiva da capital cearense recebeu uma partida entre os dois times, em jogo válido pelo Campeonato Cearense de Futsal.
O confronto entre as duas torcidas impediu o término do jogo entre as duas equipes. Segundo o coordenador do Nudetor, promotor de Justiça Edvando França, essa atitude é fundamental para proteger o público que acompanha as competições de forma ordeira.
“O Ministério Público não pode tolerar que situações como essa se repitam, sob pena de colocar em risco a credibilidade dos eventos esportivos e a integridade física e emocional de milhares de torcedores, incluindo famílias, idosos e crianças. O interesse coletivo deve prevalecer, e a segurança deve estar acima da liberdade de manifestação das torcidas organizadas”, destacou.
Torcidas Organizadas podem ser banidas; MP sugere análise de fatores de risco
Ainda conforme o promotor, a solicitação se fundamenta na lei. Segundo a norma Geral do Esporte, é obrigatório que organizadores e autoridades previnam e reprimam atos de violência. A lei também determina as responsabilização das torcidas organizadas por tais condutas.
No documento, o Nudetor também enfatizou que a Polícia Militar deve cumprir a Avaliação de Riscos do Futebol (Aref), analisando o grau de risco das partidas a partir de fatores como rivalidade histórica e momento da competição.
Com essa análise, será possível determinar o efetivo policial adequado para cada jogo.