PUBLICIDADE

Tradição, cultura e sabor: Festival da Rapadura chega à 3ª edição no Engenho dos Horácio, em Palmácia

Por Adalberto Tavares

Na edição deste ano, o Festival da Rapadura em Palmácia investe em atividades que fortalecem a identidade cultural do município - (Foto: Divulgação)
Na edição deste ano, o Festival da Rapadura em Palmácia investe em atividades que fortalecem a identidade cultural do município – (Foto: Divulgação)

Realizado pelo “Engenho dos Horácio”, a 3ª edição do Festival da Rapadura será realizada nos dias 16 e 17 de agosto. O evento conta com a produção artesanal da cachaça e rapadura, feira de produtos feitos na região, torneio de tiro ao alvo com baladeira, além da tradicional pega de boi no mato e muito forró pé de serra.

Idealizado pela família Fernandes e mantido como tradição pelo Engenho dos Horácio, o festival da rapadura é uma tradição que se mantém viva há mais de 130 anos, e representa a cultura, sabor e a produção artesanal realizadas na própria comunidade.

Uma das novidades desta edição busca fortalecer a economia local com a feira de produtos artesanais feitos na própria região. Essa iniciativa visa integrar a comunidade local no evento e traz a exposição de derivados da cana-de-açúcar, dando destaque à exposição da maior rapadura do Maciço de Baturité.

A segunda novidade promete resgatar memória e afetividade com a competição de tiro ao alvo com baladeira, que testará a pontaria e a habilidade dos competidores.

Valorização cultura marca 3ª edição do Festival da Rapadura

Além da valorização da identidade local, a programação conta com apresentações musicais, que ficam por conta dos artistas da terra. Para Júnior Holanda, mentor do evento, a festa da rapadura é uma forma de ingresso nas raízes do interior:

“O festival da rapadura de Palmácia oferece ao público uma imersão nas raízes culturais do interior cearense, despertando memórias afetivas e celebrando, com orgulho, as manifestações mais autênticas da alma rural do Ceará’’, afirmou.

Chegando no seu terceiro ano consecutivo, o festival é realizado anualmente. O evento recebe o público local e atrai turistas com a produção da tradicional rapadura, caldo de cana, alfenim e a típica cachaça fabricada na região.

Serviço e programação

Festival da Rapadura:

Dia 16/08

  • A partir das 8h: abertura do engenho e exposição da maior rapadura do maciço de Baturité; 
  • Às 9h: produção da cachaça artesanal, tiro ao alvo com baladeira e muito forró pé de serra com atrações locais.

Dia 17/08

  • A partir das 8h: reabertura do engenho e feira com exposição de produtos regionais; 
  • Às 12h: apresentação de atrações locais; 
  • Encerramento: tradicional pega de boi no mato.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir