Figuras políticas, amigos e familiares reuniram-se na noite desta quinta-feira (26/10) para celebrar a vida e a história de Roberto Pessoa, prefeito de Maracanaú, na Assembleia Legislativa do Ceará. Aos 80 anos de idade, o político dedicou seis décadas à vida pública e ao empreendedorismo, atuações que o tornaram uma das mais importantes personalidades cearenses.
A solenidade atendeu a um requerimento do deputado Firmo Camurça (União Brasil) e foi subscrita pela também deputada Emília Pessoa. Na ocasião, os registros de homenagens também foram dedicados à Emape, empresa do ramo alimentício fundada por Roberto Pessoa, que completou 60 anos de atuação no mercado em 2023.
Para Emília Pessoa, Roberto é espelho da forma transparente do fazer política.
“Com ele aprendemos todos os dias e, em meio a ideologia distintas, ele nos ensina como podemos utilizar a política para dialogar e construir. O Brasil se orgulha de ter Roberto Pessoa”, enalteceu.
Para o autor do requerimento, Firmo Camurça, Roberto Pessoa é o exemplo de um ser humano completo.
“No tocante à política, dispensa comentários: Roberto possui longa trajetória no Ceará, tendo ocupado cargos como deputado estadual e federal. A homenagem é digna e se faz justa por tudo o que ele representa”, destacou.
Presente na solenidade, Capitão Wagner, secretário de Saúde de Maracanaú, ressaltou o privilégio de poder integrar a equipe do prefeito Roberto e poder acompanhá-lo de forma mais próxima.
“Roberto tem a capacidade de agregar que poucas pessoas têm. Hoje, como secretário da sua gestão, fico feliz em poder contribuir com o governo do prefeito Roberto para melhorar a saúde do povo de Maracanaú”, enfatizou.
Lúcio Alcântara, ex-governador do Ceará e contemporâneo político de Roberto, afirmou que Roberto possui uma importância singular para o Estado.
“A representatividade dele [Roberto] é enorme. Ele tem uma posição bem firmada, mas é um um homem que transita em diferentes correntes política. Solidário e correto, quando ele abraça uma causa vai até o final. Nunca mediu esforços para ajudar o povo do Ceará”, relatou.
O ex-deputado Antônio dos Santos se emocionou ao falar de Roberto Pessoa e revelou a relação de amizade construída ao longo da vida política com o hoje prefeito de Maracanaú.
“O Roberto é um amigo. Quando eu deixei de ser deputado federal, foi no Roberto em quem votamos. Em Crateús, minha terra, o demos 10 mil votos. Mais eu o daria, assim eu tivesse, pois o eleitor gosta do Roberto e o Roberto gosta do eleitor. Roberto é valente, determinado, detentor de votações recordes e que, agora, com certeza, caminha para uma reeleição”, descreveu.
O homenageado
Roberto Soares Pessoa nasceu no dia 21 de maio de 1943.
Economista formado pela Universidade Federal do Ceará, tornou-se empresário do ramo agropecuário e chegou ao posto de diretor da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) em 1986.
Aos 20 anos, fundou a companhia de ovos e aves e logo se tornou uma das maiores lideranças do ramo de avicultura no Brasil, alcançando o posto de presidente da Associação Cearense de Avicultura.
Na politica, além de prefeito de Maracanaú, já foi deputado estadual e deputado federal. Com pitadas de bom humor, Roberto Pessoa agradeceu a todos pelas felicitações recebidas pelos 80 anos de vida. Na oportunidade, o político deu a “receita” para aqueles que querem chegar à essa idade com as condições apresentadas pelo homenageado.
“Me perguntaram qual a receita para chegar aos 80 anos tão bem: é só não ter raiva. Nunca levei para a minha rede problema maior do que eu podia resolver. Estou bem, não tomo remédio e afirmo que não criei inimigos. Como um política, tive fortes adversários, mas inimigos, jamais. Agradeço a todos pela homenagem prestada. Aos 80 anos, não é fácil segurar a emoção”, discursou.