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Transnordestina avança no Ceará e deve gerar 8 mil empregos

Um novo trecho da Ferrovia Transnordestina vai ser tirado do papel, ligando Quixadá e Baturité, através de Itapiúna e Capistrano, com um investimento de R$ 1 bilhão. A ordem de serviço foi assinada nesta quinta (05/06), num evento em Baturité que reuniu autoridades locais, estaduais e federais.

Esse trecho faz parte do Lote 8 e soma 46 km de extensão. A construção inclui pontes, viadutos, passagens de nível e, principalmente, geração de empregos: entre 800 e mil só nessa fase. Com esse novo passo, restam apenas dois lotes para que a Transnordestina chegue até Caucaia, conectando-se ao Porto do Pecém.

Transnordestina avança no Ceará e deve gerar 8 mil empregos
Foto: Helene Santos e Lucas Almeida/Casa Civil

A previsão do Ministério dos Transportes é de que esses últimos trechos comecem ainda este ano. “Já colocamos em obra o lote 11, agora colocamos o 8 e falta colocar mais dois lotes em obra. Quando esses dois últimos lotes estiverem em obra, o que vai acontecer até setembro, nós teremos na Transnordestina 8 mil pessoas trabalhando até o final do ano”, comentou o ministro dos Transportes, Renan Filho.

Para o governador Elmano de Freitas, ver a ferrovia avançar é também resgatar um passado de protagonismo regional. “Nós crescemos numa cidade que lá atrás foi uma grande produtora de café. A nossa estação ferroviária era um ponto de encontro e negócios. Nós temos o desafio de fazer essa rodovia ser concluída e no entorno dela atrair empresas e investimentos para todo o Ceará”, pontuou.

Transnordestina

A Transnordestina integra o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e voltou a ganhar fôlego em 2023. A primeira fase da obra já está 75% concluída e tem entrega prevista para 2027, já a segunda etapa deve ser finalizada até 2029. O valor total do projeto é de, aproximadamente, R$ 15 bilhões.

Transnordestina avança no Ceará e deve gerar 8 mil empregos
Arte: Yuri Leonardo/Casa Civil

O projeto da Transnordestina possui mais de 1.200 km de trilhos ligando Eliseu Martins (PI) ao Porto do Pecém (CE), cruzando 53 municípios. Só no Ceará serão 608 km passando por 28 cidades, com três terminais de carga previstos. Além dos grãos vindos do Piauí, a ferrovia também deve beneficiar o setor leiteiro e pequenos agricultores cearenses.

As primeiras operações de carga devem começar já em 2025, com base no terminal intermodal de Bela Vista do Piauí. A empresa responsável ainda avalia a instalação de dez terminais logísticos ao longo da rota, entre Piauí, Pernambuco e Ceará.

Portos Secos

Quixeramobim deve receber o primeiro complexo multimodal do estado, incluindo uma Estação Aduaneira do Interior (EADI), conhecida como Porto Seco. O investimento previsto é de R$ 500 milhões pela empresa Value Global Group e a expectativa é de 1,3 mil novos empregos.

Outra cidade cotada para um porto seco é Missão Velha, no Cariri. Um estudo de viabilidade foi encomendado pela Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece) e está sendo conduzido pela Fundação Astef.

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