A viagem inaugural da Ferrovia Transnordestina, que estava programada para sair de Bela Vista (PI) nesta sexta-feira (24/10) e chegar a Iguatu (CE) no sábado (25/10), não ocorrerá conforme o planejado. A Transnordestina Logística S.A. (TLSA), responsável pela ferrovia, informou que o cancelamento se deve à falta da licença de operação emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).

De acordo com a TLSA, a empresa já possui autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para iniciar as operações comissionadas de transporte de cargas entre o Piauí e o Ceará. A companhia também confirmou que todos os testes iniciais foram realizados com sucesso, mas ainda não há uma nova data definida para a realização da primeira operação.
Na inauguração, os vagões seriam carregados com milho e a partida contaria com a presença dos governadores Rafael Fonteles (PI) e Elmano de Freitas (CE). A primeira etapa da ferrovia terá extensão de 585 km, com previsão de duração do percurso em aproximadamente 20 horas. Quando concluída, a Transnordestina alcançará 1.206 km, conectando Eliseu Martins (PI) ao Complexo Portuário do Pecém (CE).
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.