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Transnordestina inicia transporte de cargas após liberação do Ibama

A Ferrovia Transnordestina inicia, nesta quinta-feira (18/12), o transporte de mercadorias após quase 20 anos de obras e recentes impasses jurídicos. A operação inaugural será realizada com o escoamento de milho entre os municípios de Bela Vista do Piauí (PI) e Iguatu (CE).

Segundo a Transnordestina Logística S.A. (TLSA), concessionária responsável pela construção e operação da ferrovia, a primeira composição contará com 20 vagões e percorrerá 585 quilômetros entre os dois municípios. A empresa não informou o volume da carga nem a periodicidade das viagens, além disso o nome do cliente responsável pela primeira operação também não foi divulgado.

Transnordestina inicia transporte de cargas após liberação do Ibama
Foto: George Braga, Tiago Stille e Carlos Gibaja/Casa Civil

Em nota, a TLSA informou que o início do transporte foi autorizado após a emissão da Licença de Operação (LO) pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), concedida no último dia 11. A concessionária acrescentou que o cronograma do transporte em fase de comissionamento será definido em conjunto com os governos Federal, do Ceará e do Piauí.

A circulação ocorre no período de testes operacionais, que deve ter duração aproximada de 20 dias. A primeira viagem estava prevista para 24 de outubro, mas foi suspensa na véspera por ausência da licença ambiental, que foi concedida após cerca de dois meses de análise.

Construção da Ferrovia

O projeto da Transnordestina prevê extensão total de 1.206 quilômetros. Desse total, 56,3% dos trilhos estão concluídos e aptos para operação em fase de testes. Os 43,7% restantes estão em diferentes estágios de execução ou ainda não foram contratados. Atualmente, mais de quatro mil trabalhadores atuam diretamente nas obras.

Transnordestina inicia transporte de cargas após liberação do Ibama
Foto: Divulgação/TLSA

A fase 1 do empreendimento apresenta 78% de avanço físico. Nessa etapa, 676 quilômetros da linha principal estão concluídos, enquanto 280 quilômetros seguem em obras distribuídas em seis lotes. Os lotes 4 e 5 concentram a execução da superestrutura ferroviária em 108 quilômetros, enquanto os lotes 6, 7, 8 e 11 reúnem 178 quilômetros de obras de infraestrutura.

De acordo com a concessionária, a conclusão da fase 1 está prevista para 2027, o que permitirá a conexão entre São Miguel do Fidalgo, no Piauí, e o Porto do Pecém, no Ceará. A fase 2 do projeto, com 151 quilômetros de extensão em território piauiense, deverá ter as obras retomadas no primeiro semestre de 2026, com previsão de conclusão em 2028.

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