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Transnordestina inicia transporte de cargas entre Piauí e Ceará

Nesta sexta-feira (24/10), a ferrovia Transnordestina dará início ao transporte de cargas, com a primeira viagem programada entre Bela Vista, no Piauí, e Iguatu, no Ceará. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou o início das operações, que se dará em caráter de transporte comissionado.

Para esta viagem inaugural, os vagões serão carregados com milho. A cerimônia de partida contará com a presença dos governadores Rafael Fonteles (PT), do Piauí, e Elmano de Freitas (PT), do Ceará. Segundo a Transnordestina Logística S.A. (TLSA), administradora da ferrovia, o trajeto inicial terá extensão de 585 quilômetros e tempo estimado de aproximadamente 20 horas até o destino.

O carregamento ocorrerá próximo ao futuro Terminal Intermodal de Cargas do Piauí (Tipi), ainda em construção. Já o descarregamento será realizado nas proximidades do Terminal Logístico de Iguatu, empreendimento de iniciativa privada cearense.

Transnordestina inicia transporte de cargas entre Piauí e Ceará
Foto: Ricardo Stuckert

A etapa atual de transporte acontece de forma experimental, enquanto as demais frentes de obra permanecem em execução. Quando concluída, a Transnordestina terá extensão total de 1.206 quilômetros.

O projeto ferroviário soma um investimento total de R$ 15 bilhões, dos quais mais de R$ 7 bilhões já foram aplicados. Na Fase 1, já foram concluídos 676 quilômetros de linha principal e outros 280 quilômetros estão em andamento, distribuídos em seis lotes.

Os lotes 4 e 5 passam pelo assentamento de trilhos, dormentes e brita, abrangendo 108 quilômetros, enquanto os lotes 6, 7, 8 e 11 estão em fase de infraestrutura, com extensão conjunta de 178 quilômetros. A previsão é de que a Fase 1 seja finalizada até 2027, permitindo a conexão ferroviária do Piauí ao Porto do Pecém, no Ceará.

A segunda fase, com 151 quilômetros em território piauiense, tem início previsto para o primeiro semestre de 2026, com conclusão estimada para 2028. O prazo corresponde a um ano e meio antes do cronograma original, segundo a TLSA.

Ainda dentro do plano de expansão, está previsto para 2025 o início da construção do TUP Nelog (Terminal de Uso Privado) no Porto do Pecém, destinado ao armazenamento e escoamento de produtos para exportação e importação. O Terminal Multimodal e Multipropósito de Cargas José Dias de Macêdo, liderado pela Value Global Group, também está em desenvolvimento com um aporte de R$ 1 bilhão.

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