A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Transplantes de fígado no Ceará destacam logística utilizada no processo

Em um feito impressionante, dois transplantes de fígado foram realizados em apenas um dia, provenientes de cidades do interior do estado até o Hospital Geral de Fortaleza (HGF). O primeiro órgão foi captado na manhã da última quarta-feira (18/04) no Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ), em Limoeiro do Norte. Pouco depois, à tarde, o segundo fígado foi captado no Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral. Essas unidades hospitalares integram a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

Transplantes de fígado no Ceará destaca logística utilizada no processo
Foto: Arquivo pessoal

Segundo o cirurgião hepático do HGF, Dr. Emmanuel Nogueira, a complexidade do transplante se deve ao curto período de isquemia, no qual o órgão mantém suas atividades fora do corpo humano. “Se o rim não funciona, o paciente tem a hemodiálise para recorrer. Se o fígado não funciona, não tem o que fazer. Ou damos um suporte intensivo para ver se ele [o órgão] volta a funcionar ou o paciente precisa esperar um novo órgão”, explicou.

A logística para a captação de órgãos em unidades do interior é assegurada por duas parcerias. Nos hospitais regionais com aeroportos, a Central de Transplantes da Sesa conta com o apoio do avião da Casa Civil do Governo do Estado. Já nas cidades sem aeroporto, o voo é realizado de helicóptero, com o suporte da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), ligada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS).

Nesse sentido, é fundamental a regionalização dos serviços da Sesa. Para Dra. Ivelise Brasil, médica cirurgiã e diretora-geral do HGF, o investimento em estrutura, qualificação e padronização dos protocolos assistenciais nas unidades do interior do Ceará permite procedimentos mais ágeis e seguros.

Transplantes de fígado no Ceará destaca logística utilizada no processo
Foto: Arquivo pessoal

Desde o primeiro transplante de fígado realizado no HGF em dezembro de 2009, o hospital tem ganhado destaque na realização desse procedimento, inclusive recebendo pacientes de outros estados. Em 2023, foram executados 56 transplantes de fígado no HGF, e até a presente data deste ano, já foram realizados 17 transplantes.

Destaque

O Ceará se destaca nacionalmente em transplantes de fígado, ocupando a primeira posição entre os estados do Norte e Nordeste em 2023, com 210 procedimentos realizados, segundo a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO). Em 2024, o Estado já contabiliza 569 transplantes de órgãos e tecidos, sendo 68 de fígado, de acordo com a Central Estadual de Transplantes do Ceará.

Doação

O texto também ressalta a importância da doação de órgãos, destacando que basta que a pessoa deixe sua família ciente de seu desejo, pois são eles que autorizam a doação em caso de morte encefálica. No Ceará, os órgãos que podem ser transplantados incluem rim, fígado, córneas, pâncreas, coração e pulmão, podendo um único doador salvar até seis vidas.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir