Dezenove partidos políticos estão em situação irregular nos municípios e podem ficar impedidos de disputar as eleições deste ano. Isso porque a atuação desses diretórios municipais ou comissões provisórias em 103 municípios cearenses foram suspensas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). As instâncias políticas não informaram ao TRE os dados dos CNPJ’s (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) dentro do prazo estabelecido. Se a irregularidade não for corrigida até as convenções partidárias, ficam impossibilitados de indicarem candidatos aos cargos de vereador, prefeito vice-prefeito no pleito de outubro próximo.
O Partido da Renovação Democrática (PRD) é o que reúne o maior número de diretórios ou comissões suspensas, com 26 no total. No Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) são 13 comissões provisórias suspensas e no União Brasil são 11 nessa situação.
Os partidos com instâncias suspensas são: AGIR (08), Avante (02), DC (04), MDB (01), Mobiliza (2), PCO (04), PL (04), PMB (05), PODE (06), PRD (26), PRTB (13), PSB (01), PSD (01), PSDB (01), PT (01), PV (05), Republicanos (07), União (11) e UP (01)
Agremiações políticas no Estado:
Segundo o TRE, no Ceará existem 16 diretórios estaduais e 358 diretórios municipais em funcionamento. São 13 comissões provisórias estaduais e 1.516 instâncias provisórias nos municípios. O PRD conta com uma comissão interventora municipal.
Com relação às federações partidárias, que representa a união de legendas com o objetivo de atuarem de forma unificada, PT, PC do B e PV contam com uma comissão provisória municipal. As federações PSDB/Cidadania e PT/PCdoB e PV contam com um diretório estadual e PSOL/Rede possuem um diretório estadual. Juntando comissões provisórias, diretórios estaduais e as federações, o Ceará reúne um total de 1.908 órgãos partidários.