O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) reuniu, nesta quinta-feira (25), representantes de órgãos de segurança estaduais e nacionais para definir o plano de atuação na eleição suplementar de Santa Quitéria, marcada para 26 de outubro. O encontro teve como objetivo garantir um processo eleitoral seguro, com ênfase na autonomia do voto e na legitimidade democrática.
A reunião foi conduzida pela presidente do TRE-CE, desembargadora Maria Iraneide Moura Silva, e pelo presidente da Comissão Permanente de Segurança do Tribunal, desembargador Luiz Evaldo Gonçalves Leite. Participaram representantes da Polícia Judicial da Justiça Eleitoral, Polícia Militar do Ceará, Polícia Civil do Ceará, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE) e 10ª Região Militar do Exército Brasileiro.
Durante o encontro, foram discutidas medidas para assegurar a tranquilidade do pleito e a proteção de eleitores, mesários, servidores e demais envolvidos na organização da votação.
Também estiveram presentes, pelo TRE-CE, o juiz auxiliar da Presidência, Alisson Simeão; a juíza auxiliar da Corregedoria, Marleide Maciel; a diretora-geral Orleanes Cavalcanti; o secretário da Presidência, Carlos André Bezerra; a secretária de Eleições, Lorena Morais; a assessora jurídica da Presidência, Nyrsandra Garcia; o chefe da Assessoria de Segurança e Inteligência, Ivan Sampaio; a assistente da Unidade Militar, coronel Fátima de Paula; e a coordenadora de Segurança da Unidade Militar, Tatiana Medeiros.
Santa Quitéria
Maior município em extensão territorial do Ceará, com 4.200 km², Santa Quitéria tem população estimada em 41.569 habitantes em 2025, segundo o IBGE. A eleição suplementar contará com 52 locais de votação e 124 seções eleitorais, atendendo a 32.871 eleitores aptos.
Ver essa foto no Instagram
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.