A geração das mídias segue as diretrizes da Resolução TSE nº 23.736/2024, que regulamenta os procedimentos eleitorais deste ano. Nessa etapa, são gravados nas mídias de carga os sistemas oficiais das urnas, bem como informações fundamentais para o processo de votação, como dados de eleitores, seções e candidatos. Após a geração, essas mídias serão inseridas nas urnas eletrônicas, que posteriormente serão distribuídas para as seções eleitorais em todo o estado.
Ao longo de quatro dias, foram geradas 53.136 mídias para todo o Ceará, sendo 47.282 para urnas de seção, 959 para carga e 4.895 de reserva. Somente para a capital, Fortaleza, foram produzidas 11.608 mídias, das quais 10.576 são para urnas de seção, 250 de carga e 788 de reserva.
Representantes de partidos políticos, federações, coligações, Ministério Público, OAB e outras entidades fiscalizadoras, assim como a imprensa, foram convidados a acompanhar o evento.
As mídias de carga serão armazenadas em envelopes lacrados, específicos para cada zona eleitoral, que só serão abertos no dia da carga das urnas, em seus respectivos destinos. O evento é finalizado com a emissão de um relatório de controle de lacração dos envelopes, documento essencial para atestar que as cargas permanecem invioladas até serem inseridas nas urnas.
Uma nova geração de mídias será realizada caso haja segundo turno. Nessa eventualidade, o TRE-CE divulgará o novo procedimento para as entidades fiscalizadoras, imprensa e a sociedade, promovendo a transparência no processo eleitoral e incentivando o envolvimento da população no exercício da democracia.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por A Notícia do Ceará – Rede ANC (@anoticiadoceara)
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.