
Aconteceu na manhã de hoje (23) a inauguração dos três primeiros lotes do trecho 1 do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), que liga a Barragem de Jati ao município de Barbalha. Apenas nesse trecho foi investido cerca de R$ 1,1 bilhão com recursos do Governo Federal e do Tesouro Estadual.
Ainda em fase de implantação, o canal tem 75 km de extensão. Após a conclusão serão 145 km de canais que levarão a água da barragem Jati até as nascentes do Rio Cariús, em Nova Olinda, na região do Alto Jaguaribe.

O trecho inaugurado marca a saída de água do canal que deságua no Riacho Seco, onde o percurso segue para o Rio Salgado até o destino final, que é o Castanhão. O equipamento atravessará todo o Estado para abastecer a Região Metropolitana de Fortaleza.
“Essa é a primeira etapa do Cinturão das Águas e nós queremos que esse projeto continue, que leve água para os Inhamuns. A quinta maior capital do Brasil hoje é abastecida com água do interior do Ceará”, declarou o governador, que presidiu a solenidade de inauguração do trecho.
