Um tremor de terra de 2.8 magnitude foi registrado no município de Jaguaretama, a 245 km de Fortaleza, O evento sísmico foi registrado pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis).
Segundo a Defesa Civil do Ceará, neste mês de outubro, foi o segundo tremor de terra registrado no estado, O primeiro aconteceu na última terça-feira, 18, na cidade de Irauçuba, com 1.6 de magnitude.
Ainda segundo a Defesa Civil o fenômeno é natural, mas orientou que caso mais um abalo sísmico seja registrado, é importante salientar que as pessoas saiam de casa e procurem um local aberto.
De acordo com o LabSis, o fenômeno é provocado por uma falha geológica. “Normalmente, esses tremores são provocados por falhas geológicas, que entram em atividade e geram essas vibrações que são sentidas pela população”, disse Eduardo Menezes, Físico do LabSis.
O tremor de terra em Jaguaretama foi o segundo abalo sísmico registrado neste mês de outubro. Até o momento, o Ceará registrou 56 eventos sísmicos de tremor de terra em 2022, sendo o mês de março o período com mais registros, 12 ao total.
Ainda segundo dados do LabSis, a cidade de Canindé, no Sertão Central do Estado, teve mais registros até agora, sete ao todo. Em seguida, aparece Sobral, no Norte do Ceará, com cinco eventos registrados.