PUBLICIDADE

Tremor de terra é registrado no Ceará

Um tremor de terra de 2.8 magnitude foi registrado no município de Jaguaretama, a 245 km de Fortaleza, O evento sísmico foi registrado pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis).

Fonte: LabSis

Segundo a Defesa Civil do Ceará, neste mês de outubro, foi o segundo tremor de terra registrado no estado, O primeiro aconteceu na última terça-feira, 18, na cidade de Irauçuba, com 1.6 de magnitude.

Ainda segundo a Defesa Civil o fenômeno é natural, mas orientou que caso mais um abalo sísmico seja registrado, é importante salientar que as pessoas saiam de casa e procurem um local aberto.

De acordo com o LabSis, o fenômeno é provocado por uma falha geológica. “Normalmente, esses tremores são provocados por falhas geológicas, que entram em atividade e geram essas vibrações que são sentidas pela população”, disse Eduardo Menezes, Físico do LabSis.

O tremor de terra em Jaguaretama foi o segundo abalo sísmico registrado neste mês de outubro. Até o momento, o Ceará registrou 56 eventos sísmicos de tremor de terra em 2022, sendo o mês de março o período com mais registros, 12 ao total.

Ainda segundo dados do LabSis, a cidade de Canindé, no Sertão Central do Estado, teve mais registros até agora, sete ao todo. Em seguida, aparece Sobral, no Norte do Ceará, com cinco eventos registrados.

 

 

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir