PUBLICIDADE

Três empresas do Ceará foram contempladas com o Selo ESG-FIEC

Foto: Divulgação

“Para sermos reconhecidos como seres sustentáveis, não precisamos nos envolver em ações grandiosas, realizar atos heróicos. A verdadeira sustentabilidade está presente nas ações do nosso dia a dia. Pequenos atos, quando multiplicados por milhões de pessoas, podem transformar o mundo”, foi o que disse o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Ricardo Cavalcante, em seu discurso na cerimônia de entrega do Selo ESG-FIEC para as empresas Intraplast, BCP Construções e Jangadeiro Têxtil, realizada na manhã desta segunda-feira (10.07), na Casa da Indústria, em Fortaleza (CE).

As três agraciadas passaram pelo crivo do Bureau Veritas, empresa francesa que é líder mundial em testes, inspeção e certificação. “24 empresas já estão cadastradas no Núcleo ESG, criado no ano passado, sendo que oito já receberam o selo e 16 estão no processo de certificação”, informou ainda, durante a sua fala, Ricardo Cavalcante.

CEO da Intraplast, Beto Chaves / Foto: Divulgação

 

“Com certeza, entregar mais três certificações elegendo as melhores indústrias do Estado do Ceará com práticas de sustentabilidade nos deixa muito grata”, avaliou a coordenadora do Núcleo ESG da FIEC, Alcileia Farias, acrescentando: “é sinal que o esforço está valendo a pena, que todo o empenho do nosso Presidente Ricardo Cavalcante em promover uma economia mais equilibrada no tocante ao lucro, o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas, isso só traz a confirmação de que esse assunto veio para ficar”.

Com os selos concedidos hoje vai para 8 o número de empresas reconhecidas pela adoção de práticas sustentáveis. Em abril passado, Cerâmica Brasileira Cerbras, Alimempro Produtos Processados, Qair Brasil Participações e Solar Coca Cola já haviam recebido o selo. Em julho de 2022, foi a vez da Vulcabrás receber a certificação.

CEO da BCP Construções, Tom Holanda / Foto: Divulgação

 

Reconhecimento

“Houve um treinamento de todos os colaboradores e eles fazem parte desse conceito novo. A partir desse momento, eles participam com mais vigor e realmente com muita responsabilidade. Temos muito orgulho em saber que, de acordo com uma pesquisa, a Intraplast foi a primeira indústria de termoformagem do Brasil a conquistar um selo ESG”, revelou o CEO da Intraplast – Intrapack, Beto Chaves, ao ressaltar que o produto da indústria é comercializado nos estados do Norte e Nordeste do país.

Já o CEO da BCP Engenharia, Tom Holanda, enalteceu o engajamento da FIEC pela certificação: “Hoje é um dia muito importante. Realmente, uma virada de chave, como eu costumo falar e, por isso, eu estou muito feliz. Vamos em busca de evoluir daqui para frente. A gente viu que tanto o mercado nacional, quanto o internacional estão cobrando à aplicação das práticas ESG. Portanto, esse é um passo importante para conseguirmos novos contratos, novos clientes que tenham a mesma filosofia”, pontuou.

Quem também reconheceu a entrega do Selo ESG-FIEC foi a Gerente de Produto da Jangadeiro Têxtil, Ieda Baquit: “Gratidão por participar de um evento e a Jangadeiro Têxtil está sendo certificada e eu acho que é muito importante no mundo de hoje não só ver o resultado financeiro, mas também o trabalho humano e o trabalho do mundo e eu fiquei muito feliz com os serviços prestados por nossa empresa”.

Gerente de Produtos da Jangadeiro Têxtil, Ieda Baquit / Foto: Divulgação

 

As autoridades

Participaram da solenidade, autoridades a exemplo da Primeira-Dama do Estado do Ceará, Lia Freitas; a Secretária do Meio Ambiente do Estado do Ceará, Vilma Freire; o Coordenador do Programa “Ceará Sem Fome”, Cícero Cavalcante; o Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Wally Menezes; a Superintendente Adjunta da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE), Virgínia Carvalho, que representou o Superintendente Carlos Alberto Mendes; o CEO da BCP Engenharia S/A, Tom Holanda; o CEO da Intraplast – Intrapack, Beto Chaves; o Head de Operações da Jangadeiro Têxtil, Leonardo do Vale; a Gerente de Produto da Jangadeiro Têxtil, Iêda Baquit e, também, a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFCE, Joélia Marques.

A cerimônia contou ainda, com as presenças do Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves; do Diretor Financeiro da FIEC e Presidente do Sindicato das Indústrias Refinadoras de Cera de Carnaúba do Estado do Ceará (Sindcarnaúba), Edgar Gadelha; do Diretor Financeiro Adjunto da FIEC e Presidente do Sindicato das Indústrias de Mármores e Granitos do Estado do Ceará (Simagran), Carlos Rubens; do Diretor de Comércio Exterior da FIEC e Presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC), Marcos Soares; do Diretor da FIEC e Presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios no Estado do Ceará (Sindlaticínios), José Antunes Mota; do Conselheiro Fiscal da FIEC, Pedro Alfredo; do Presidente do Sindicato das Indústrias de Mobiliário do Estado do Ceará (Sindmóveis), Osterno Júnior; do Presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado do Ceará (Sindpan), Alex Martins; do Presidente do Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem em Geral no Estado do Ceará (Sinditêxtil-CE), Leandro Pereira; do Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda; da Coordenadora do Núcleo ESG da FIEC, Alcileia Farias; e do Presidente do Grupo Frangolândia, José Ximenes.

Foto: Divulgação
WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir