A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

TRF suspende reintegração de posse de área do Dnocs ocupada pelo MST em Limoeiro

desembargador federal Élio Wanderley Siqueira Júnior, do tribunal Regional Federal da 5ª Região(TRF-5), suspendeu, ontem (30), a reintegração de posse marcada para o próximo 8 de junho do perímetro irrigado Jaguaribe-Apodi, em Limoeiro do Norte. A área é propriedade do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs), mas foi ocupada, em 2014, por cerca de 100 famílias ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

A reintegração imediata havia sido determinada pelo juiz federal Bernardo Lima, da 15ª Vara – Subseção Limoeiro do Norte, sob pedido da Federação dos Produtores do Projeto Irrigado Jaguaribe-Apodi (Fapija), com apoio do Dnocs. O desembargador suspendeu a medida por considerar a reintegração “temerária” e afirmou que o Dnocs apresentou conduta contraditória ao tentar criar uma composição entre as partes após a decisão do juiz federal.

MST

Segundo a diretora do MST, Irineuda Lopes, as 100 família que ocupam a área compõem o acampamento Zé Maria Tomé, em homenagem ao ativista e ambientalista José Maria Filho, assassinado em 2010 após denúncias de uso indiscriminado de agrotóxico na região. Cada uma delas dispõe de cerca de 2 ha para produção.

 

Com informações do Jornal O Povo

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir