O turismo no Ceará mostrou sua força em janeiro de 2024 alcançando o melhor crescimento do índice de atividades turísticas no Brasil. O avanço registrado na passagem de dezembro para janeiro de 2024 foi de 11,9%, de acordo com dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), divulgada nesta sexta-feira (15).Os números conquistados pelo estado são bem diferentes do cenário nacional. De acordo com a PMS, o percentual registrado em todo o país teve uma queda de 0,8%.
Na avaliação da secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, o resultado mostra a força do estado para o segmento. “Somos um destino com forte vocação para atividade turística, isso representa que o setor concentra um importante impacto na economia. Os resultados positivos alcançados se traduzem em ganho para todos”, celebra.
Apenas quatro dos 12 locais pesquisados acompanharam este movimento de retração verificado na atividade turística nacional (-0,8%).
As influências negativas mais relevantes ficaram com Rio de Janeiro (-5,7%), Rio Grande do Sul (-6,2%) e Santa Catarina (-11%). Já no sentido oposto, Ceará (11,9%), Bahia (2,7%), São Paulo (0,3%) e Minas Gerais (11%) assinalaram os principais avanços em termos regionais.
Ceará marca presença em mais duas importantes feiras internacionais de turismo
O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), está participando de duas feiras internacionais de turismo nesta semana. O estado está sendo promovido na B-Travel, na Espanha, e no Salon Mondial Du Tourisme, na França. A expectativa é fortalecer os mercados, negociando ações que resultem em mais visitantes ao estado. A titular da Setur, Yrwana Albuquerque, destaca que o Ceará é um dos estados brasileiros que mais investe em promoção turística. A B-Travel acontece na região de Cataluna, na Espanha, e o Salon Mondial Du Tourisme em Paris, na França.
Setor de serviços
Outro dado positivo para o estado foi o crescimento do setor de serviços, no qual a atividade turística está inserida. O volume cresceu 1,8% em janeiro de 2024 ante dezembro de 2023.