O Dia Mundial do Turismo será celebrado nesta sexta-feira (27/09), uma data que desde 1980, pela iniciativa da Organização Mundial do Turismo (OMT), destaca o potencial econômico, social e cultural dessa atividade. No Ceará, o turismo tem ganhado um aliado poderoso: o esporte, com modalidades como corrida de rua e kitesurfe, atraindo cada vez mais visitantes e movimentando a economia local.
O estado oferece condições privilegiadas para essas atividades ao ar livre. A corrida de rua, por exemplo, tem atraído uma legião de praticantes, tanto locais quanto turistas. Fortaleza, em particular, desponta como um dos principais destinos para corridas, consolidando-se como uma das capitais mais ativas do Nordeste nesse esporte.
“A cidade conquistou o status de capital das corridas de rua no Nordeste e conta, hoje, com mais de 110 mil praticantes. É a modalidade esportiva organizada mais praticada na capital cearense. Como exemplo, na última meia maratona turística da cidade, a 21K Terra da Luz, 10% dos participantes foram turistas”, comentou Fernando Elpídio, mestre em Gestão de Produtos Turísticos e diretor da Nova Letra Eventos Criativos.
O turismo esportivo, especialmente em Fortaleza, tem potencial para movimentar setores como o de transporte aéreo e a rede hoteleira, com eventos ocorrendo praticamente todo fim de semana. Durante tanto a alta quanto a baixa temporada, hotéis da capital cearense registram alta ocupação, graças aos turistas que vêm participar de corridas ou outros eventos esportivos. Além disso, o crescimento desse mercado impulsiona negócios relacionados, como academias, lojas de artigos esportivos, assessorias e profissionais como personal trainers, nutricionistas e fisioterapeutas.
Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em julho deste ano, o Ceará registrou um aumento de 45% na chegada de turistas estrangeiros em comparação ao mesmo período de 2023, ocupando o quinto lugar no ranking nacional de crescimento. De acordo com a Secretaria do Turismo do Estado, cerca de 226 mil turistas foram atraídos por atividades esportivas e de aventura no último ano.
Kitesurfe
Enquanto a corrida de rua vem ganhando força, o kitesurfe já se consolidou como uma das principais atividades turísticas do Ceará. O estado oferece condições climáticas ideais para o esporte, especialmente durante a “temporada dos ventos”, no segundo semestre do ano. Esse período atrai muitos turistas em busca de aventuras e esportes náuticos, sendo o kitesurfe o principal destaque.
Estatísticas da Secretaria do Turismo mostram que 60% dos turistas interessados em esportes e aventuras escolhem o kitesurfe como principal motivo de visita ao Ceará. Além disso, mais da metade desses visitantes são estrangeiros, com a França liderando o ranking de países emissores, seguida por Argentina, Portugal e Itália. Esses turistas costumam permanecer no estado em média 12 dias, com um gasto diário estimado em R$ 7.312,00.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.