Desde maio do ano passado, o bondinho de Ubajara, como é conhecido o teleférico instalado no município, está desativado. O equipamento completou 40 anos no último dia 14 e parou de funcionar por apresentar problemas de segurança.
De acordo com a Secretaria Estadual do Turismo (Setur), relatórios mostraram que os cabos que faziam a condução do transporte estavam com nível de segurança abaixo do exigido, o que colocava em risco a vida dos visitantes que realizavam passeios no teleférico. Em nota, o órgão informou que, em 40 anos, o equipamento não havia recebido modernização e que “precisava ser fechado para diversos reparos constantemente”.
Gilson Mota, chefe do Parque Nacional de Ubajara, onde está localizado o bondinho, afirma que as manutenções já feitas demoravam e eram caras, já que as peças eram antigas e vinham de outros países.
A Setur informou também que uma obra de modernização será feita no equipamento e que a reforma está orçada em R$ 10 milhões. Após a conclusão da licitação, a obra deve ser concluída em seis meses
O teleférico recebeu, em 2015, mais de 104 mil visitantes, sendo um importante ponto turístico da cidade. Segundo a Setur, não houve queda expressiva na movimentação de turistas na região com a paralisação do bondinho.
D.N.