A Prefeitura de Ubajara suspendeu a realização do evento “Vando Grau”, que estava previsto para o último domingo (17/08). A decisão foi tomada na última sexta-feira (15/08), após recomendação expedida pelo Ministério Público do Ceará (MPCE), por meio da Promotoria de Justiça da comarca.
De iniciativa da Secretaria de Cultura, Juventude e Esporte do município, o encontro incentivaria práticas de risco no trânsito, como manobras conhecidas popularmente como “grau” em plena área central da cidade. Tal atividade, que consiste em o motociclista empinar o veículo, além de perigosa, contraria normas estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O Ministério Público já acompanhava a situação desde maio, quando instaurou procedimento administrativo para monitorar irregularidades e fiscalizar a organização do tráfego local. Para o promotor de Justiça Marcos Vasconcelos, o trabalho dos órgãos de fiscalização e segurança é essencial para conter condutas criminosas no trânsito.
“A omissão no enfrentamento de condutas perigosas e delituosas no trânsito favorece a reincidência e contribui para o aumento dos índices de acidentes, afetando diretamente a população”, comentou.
Na recomendação, o MPCE também orientou o Município a não autorizar eventos que causem poluição sonora em áreas residenciais ou que estimulem o descumprimento das leis de trânsito. Além disso, recomendou que o Departamento Municipal de Trânsito intensifique a fiscalização, especialmente contra veículos com escapamento adulterado, em alta velocidade ou conduzidos sem capacete. Em tais casos, os motoristas devem ser autuados e os veículos retidos até regularização.
O documento ainda reforçou a necessidade de atuação da Polícia Militar, incluindo o BP Raio e o destacamento local, para ampliar o monitoramento das vias públicas. O objetivo é coibir manobras perigosas, como o “grau”, além de apreender veículos adulterados e responsabilizar condutores que desrespeitem a legislação vigente.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.