Nesta terça-feira (12/11), professores que atuam nas salas de aula do ensino básico do Ceará podem se inscrever na seleção para dois cursos de extensão online sobre letramento racial. São 8.750 vagas oferecidas pela Universidade Estadual do Ceará (Uece).
Os cursos oferecidos são: “Extensão em Docência e Gestão em Educação para Relações Étnico-Raciais (ERER)” e “Educação Escolar Quilombola (EEQ)”, ambos na modalidade EaD. Podem se inscrever professores da educação básica que estejam em exercício da docência. O edital já está disponível para consulta.
A ação é uma parceria nacional entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Ministério da Educação (MEC), com a mediação da Uece. A formação ocorrerá por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Segundo a Capes, as aulas serão disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), divididas em quatro módulos:
- Panorama Étnico-Racial e Quilombola Brasileiro;
- Culturas e Territorialidades;
- Educação Antirracista na Prática;
- Gestão Democrática para a Diversidade.
A formação busca proporcionar discussões sobre avaliação educacional, elaboração de projetos pedagógicos e práticas que transformem o ambiente escolar, promovendo uma melhor interação entre professores, alunos e a comunidade.
Esta iniciativa está alinhada ao Eixo 03 da Política Nacional de Equidade e foi estabelecida pela Portaria n° 470 de 14 de maio de 2024 do MEC. Seu principal objetivo é fomentar o letramento racial de profissionais da educação básica, promovendo a formação de professores e gestores dentro dos princípios de ERER e EEQ.
A Capes destaca que o curso visa também a valorização de culturas e tradições ancestrais ligadas à presença negra e quilombola no Brasil.
A obrigatoriedade de temas relacionados à história e cultura afro-brasileira e indígena está definida por leis federais (Lei nº 10.639/2003 e Lei nº 11.645/2008), mas educadores e gestores reconhecem a necessidade de uma abordagem mais sistemática e eficaz nos currículos escolares.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.