A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

UFC desenvolve tecnologia renovável para produção de Hidrogênio Verde

O Laboratório de Mecânica da Fratura e Fadiga (LAMEFF) da Universidade Federal do Ceará (UFC) inovou ao desenvolver uma tecnologia mais acessível e sustentável para a extração de Hidrogênio Verde. No âmbito de sua pesquisa de doutorado no Programa de Engenharia e Ciências Materiais da UFC, o físico Santino Loruan criou uma membrana de quitosana para uso em eletrolizadores. Esses dispositivos são responsáveis pela separação das moléculas de hidrogênio e oxigênio na água (H2O). O hidrogênio separado torna-se um gás combustível, útil como fonte de energia limpa.

UFC desenvolve tecnologia renovável para produção de Hidrogênio Verde
Foto: LAMEFF/UFC

A membrana de quitosana, feita a partir da casca de camarão ou caranguejo, oferece uma alternativa econômica e sustentável à membrana sintética nafion, que é importada e mais cara. Além disso, a membrana de quitosana é ambientalmente amigável, não poluindo quando descartada.

O eletrolizador utilizado na pesquisa foi ativado com energia solar, tornando todo o processo sustentável. Por isso, o hidrogênio gerado é classificado como “hidrogênio verde”. Dessa forma, o uso de energia solar faz do hidrogênio um vetor energético de fonte limpa.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir