PUBLICIDADE

UFC se destaca em ranking global de impacto científico

Entre as universidades brasileiras com maior relevância acadêmica, a Universidade Federal do Ceará (UFC) aparece na 16ª colocação em impacto da produção científica no país. A posição consta no ranking elaborado pelo Centro de Estudos de Ciência e Tecnologia (CWTS), da Universidade de Leiden, na Holanda.

No cenário continental, a instituição também ocupa lugar de destaque ao figurar na 18ª posição entre as universidades da América do Sul no critério de impacto científico. Quando considerado o volume total de produção acadêmica, a UFC alcançou o 14º lugar em nível nacional, conforme os dados do levantamento internacional.

UFC se destaca em ranking global de impacto científico
Foto: Ribamar Neto / UFC

Os números evidenciam ainda uma expansão da produção científica ao longo dos últimos anos. Durante o triênio 2016–2019, foram publicados 4.234 trabalhos, enquanto no período 2020–2023 o total chegou a 5.514 pesquisas, representando um crescimento de 30,23%.

Distribuição

No triênio 2016–2019, as produções se concentraram em Ciências biomédicas e da saúde (690), Ciências da vida e da terra (463), Ciências físicas e engenharia (510), Matemática e ciência da computação (256) e Ciências sociais e humanas (46). Já entre 2020 e 2023, houve aumento no número de trabalhos em todas as áreas, com destaque para Ciências biomédicas e da saúde (827), Ciências da vida e da terra (690), Ciências físicas e engenharia (622), Matemática e ciência da computação (323) e Ciências sociais e humanas (68).

UFC se destaca em ranking global de impacto científico
Foto: Viktor Braga/UFC

“O aumento da produção científica da UFC nos últimos quatro anos é um reflexo do crescimento com qualidade da nossa pós-graduação”, comentou a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Regina Célia Monteiro.

Como é feito o levantamento?

A metodologia do Ranking de Leiden considera exclusivamente artigos científicos indexados na base Web of Science, publicados ao longo de três anos. Na edição de 2025, que analisou o período de 2020 a 2023, foram avaliadas 1.506 universidades de diferentes países.

Para definir o impacto científico, o estudo leva em conta não apenas o total de publicações, mas também a quantidade de artigos que figuram entre o 1% mais citado por pesquisadores de cada área. O critério é utilizado para mensurar a relevância acadêmica das instituições.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir