A etapa final do 25º São João do Ceará tem início nesta terça-feira (08/07) e se estende até domingo (12/07), marcando o encerramento das classificatórias do circuito da cultura junina do Estado. Ubajara, Fortaleza, Tauá e Meruoca recebem, ao longo da semana, as últimas apresentações de quadrilhas juninas, concluindo as 21 etapas regionais e definindo os grupos que disputarão a grande final do 20º Campeonato Estadual do Festejo Ceará Junino. O evento acontecerá em Aracati, de 17 a 20 de julho.
A programação começa na Serra da Ibiapaba, com o Arraiá da Serra 2025 – Teia das Crenças que Recordam as Tradições, em Ubajara. O evento ocorre em dois dias, no Centro de Eventos, reunindo grupos de cidades vizinhas como Tianguá, São Benedito e Guaraciaba do Norte. As apresentações começam no final da tarde e avançam pela madrugada.

Em Fortaleza, serão realizados dois eventos. Nos dias 10 e 11 de julho, a Praça Frei Galvão, no Jardim América, será palco do XVI Festival de Quadrilhas Juninas do bairro. Já nos dias 11 e 12, o Território da Tradição: Mestres da Cultura, Guardiões do Saber da Periferia ocupa a Praça do Beira Rio, no bairro Vila Velha, destacando o trabalho de mestres culturais das comunidades periféricas.
No interior, Tauá receberá o XXIV Chitão dos Inhamuns, na Praça da Juventude nos dias 10 e 11, com apresentações que exaltam as raízes sertanejas da região dos Inhamuns. Já em Meruoca, o X Meruoca Junino — Celebrando o Legado dos Mestres da Cultura Popular reúne quadrilhas nos dias 11 e 12, valorizando a trajetória dos mestres da cultura local.
Enquanto as últimas etapas se aproximam, o fim de semana anterior foi de movimentação pelo Estado. Em Baturité, a quadrilha Cheiro de Terra conquistou o título local. A Junina Cearense, de Horizonte, venceu em Aquiraz. Pindoretama reconheceu o talento da Fiapo de Trapo, de Cascavel. Em Fortaleza, a etapa do bairro Pirambu premiou a Ceará Junino, enquanto o Ellery consagrou a Paixão Nordestina.

Já no interior, a Quadrilha Esperança, de Camocim, venceu em Itarema. Em Juazeiro do Norte, a Nação Nordestina brilhou em casa e, em Croatá, a Flor de Coroatá ganhou público e jurados.
Serviço
- Arraiá da Serra 2025 – Teia das Crenças que Recordam as Tradições | Ubajara
Local: Centro de Eventos – Av. Gov. César Calls, s/n (estrada do teleférico, em frente ao Neblina Park Hotel)
Data: 8 e 9 de julho, a partir das 18h
- XVI Festival de Quadrilhas Juninas do Jardim América | Fortaleza
Local: Praça Frei Galvão – R. Delmiro de Farias, s/n
Data: 10 e 11 de julho, a partir das 19h
- XXIV Chitão dos Inhamuns | Tauá
Local: Praça da Juventude – Rua Manoel Salgueiro, s/n – Aldeota
Data: 10 e 11 de julho (horário a ser divulgado)
- X Meruoca Junino – Celebrando o Legado dos Mestres da Cultura Popular |Meruoca
Local: Praça de Apoio ao Turista – Rua São José, 240, Centro
Data: 11 e 12 de julho, a partir das 18h
- Território da Tradição: Mestres da Cultura, Guardiões do Saber da Periferia | Fortaleza
Local: Praça do Beira Rio – Entre Ruas 26 e 29 – Vila Velha
Data: 11 e 12 de julho, a partir das 19h
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.