O União Brasil deve encaminhar à Assembleia Legislativa um pedido de afastamento do deputado Fernando Santana (PT) da presidência da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a atuação da Enel no Ceará. Em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (22/04) o presidente estadual da sigla, ex-deputado federal Wagner Sousa, que estava acompanhado dos deputados estaduais Sargento Reginauro e Felipe Mota, respectivamente líder e vice-líder do partido no Legislativo estadual, anunciou que o partido vai solicitar a retirada de Fernando Santana da CPI. O motivo seria uma suposta articulação do parlamentar petista junto a Enel para angariar patrocínio para a tradicional festa de Santo Antônio, em Barbalha.
Em entrevista à Rádio Progresso do Cariri, o prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva, teria agradecido os apoios de Fernando Santana e do deputado federal José Guimarães (PT) à festa. Na ocasião ele teria citado uma suposta articulação dos parlamentes em busca de patrocínio para a festa. Uma dessas empresas citadas na entrevista seria a Enel. “Como pode o presidente da CPI que investiga a Enel solicitar a Enel esse recurso?, questionou o presidente do União Brasil no Ceará. Segundo ele, a sigla vai encaminhar também ao Ministério Público solicitação para que o fato seja investigado. O deputado Felipe Mota é um dos integrantes da CPI da Enel.
Em entrevista à imprensa local o presidente da Enel, José Nunes, explicou que não houve contato por parte dos deputados citados em busca desse patrocínio para a festa. O representante da Enel informou que existe um projeto da Prefeitura para conseguir patrocínio, mas a liberação dos recursos ainda não foi realizada.
Coletiva do União Brasil:
Pronunciamento do deputado Fernando Santana sobre o caso