
Em parceria com o Sistema Faec/Senar e com o Governo do Estado do Ceará, a Rede ICC encabeça o projeto que lançou a unidade móvel de prevenção ao câncer. O objetivo dessa iniciativa é levar atendimento oncológico especializado a comunidades rurais do estado.
Além disso, uma outra meta através do uso desse equipamento é reduzir desigualdades assistenciais e facilitar o acesso a serviços de saúde, alinhando-se à missão do ICC de transformar o cuidado por meio da integração dos sistemas de saúde. Instalado em Morada Nova, na Região do Vale do Jaguaribe, a unidade móvel deve fornecer acesso facilitado, otimizando o uso de recursos e promovendo a responsabilidade social.
No total, cerca de 180 pacientes devem ser beneficiados. Na inauguração, dezenas de pessoas receberam atendimento de médicos e enfermeiros oncologistas, incluindo a realização de exames cruciais para o diagnóstico precoce, como o Papanicolau e o teste para detecção de câncer de próstata.
Demais serviços ofertados pela unidade móvel
Também foram oferecidas consultas com especialistas em oncologia. Em colaboração com o Governo Estadual e a Secretaria de Saúde, a unidade móvel também disponibilizou vacinas contra HPV (para prevenir o câncer de colo de útero), Tétano, Hepatite B e Covid-19. O momento também reservou a realização de 100 testagens para HIV, Sífilis e Hepatite B e C.
No primeiro dia de funcionamento, no dia 18 de fevereiro, 181 pacientes foram atendidos pelos médicos oncologistas do ICC, com 54 destes sendo encaminhados para o Hospital do Vale do Jaguaribe para iniciar o tratamento contínuo oncológico.
Para o médico infectologista e diretor de Ensino e Pesquisa da Rede ICC Saúde, Luan Victor, iniciativas como essa reforçam o compromisso do ICC em identificar precocemente os sintomas dos pacientes e conectá-los a um sistema de cuidados coordenados. A unidade móvel de prevenção ao câncer realizou atendimentos em Morada Nova nos dias 17 e 18 de fevereiro. Em março, o serviço continua a percorrer o Vale do Jaguaribe e irá atender pacientes da cidade de Limoeiro do Norte.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC