As principais causas de atendimento de politrauma no Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ), em Limoeiro do Norte, são as fraturas nos ossos fêmur, úmero e tíbia. Esses casos são responsáveis por 43% das ocorrências registradas na emergência, de acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).
As lesões mais frequentes nos pacientes atendidos emergencialmente envolvem o fêmur, que afeta principalmente os idosos após quedas; o úmero, que ocorre com maior frequência em adultos jovens devido a acidentes de trânsito; e a tíbia, um osso da perna que também é vulnerável em casos de quedas e impactos fortes.
Nesse cenário, é fundamental que medidas sejam adotadas para prevenir acidentes que causem essas fraturas. Em relação às fraturas de fêmur, que atingem com mais frequência os idosos, é importante fazer o uso de calçados adequados, a instalação de tapetes antiderrapantes e a manutenção dos ambientes bem iluminados e livres de superfícies escorregadias.
Quanto às fraturas de úmero e tíbia, que geralmente acontecem devido a acidentes de trânsito, é preciso adotar cuidados no tráfego. O uso de capacetes, o respeito às leis de trânsito e a prudência ao dirigir são medidas fundamentais para evitar lesões graves.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.