PUBLICIDADE

Urgências no HRVJ: fraturas de fêmur, úmero e tíbia são as mais frequentes

As principais causas de atendimento de politrauma no Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ), em Limoeiro do Norte, são as fraturas nos ossos fêmur, úmero e tíbia. Esses casos são responsáveis por 43% das ocorrências registradas na emergência, de acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

As lesões mais frequentes nos pacientes atendidos emergencialmente envolvem o fêmur, que afeta principalmente os idosos após quedas; o úmero, que ocorre com maior frequência em adultos jovens devido a acidentes de trânsito; e a tíbia, um osso da perna que também é vulnerável em casos de quedas e impactos fortes.

Urgências no HRVJ: fraturas de fêmur, úmero e tíbia são as mais frequentes
Foto: Reprodução

Nesse cenário, é fundamental que medidas sejam adotadas para prevenir acidentes que causem essas fraturas. Em relação às fraturas de fêmur, que atingem com mais frequência os idosos, é importante fazer o uso de calçados adequados, a instalação de tapetes antiderrapantes e a manutenção dos ambientes bem iluminados e livres de superfícies escorregadias.

Quanto às fraturas de úmero e tíbia, que geralmente acontecem devido a acidentes de trânsito, é preciso adotar cuidados no tráfego. O uso de capacetes, o respeito às leis de trânsito e a prudência ao dirigir são medidas fundamentais para evitar lesões graves.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir