Uma estratégia atenta da Usibras em relação ao crescimento potencial de bebibas vegetais resultou na compra de 50% da foodtech Cajueiro, que dispõe de leites à base de castanha de caju. A aquisição foi realizada com recursos próprios e a expectativa é que em agosto próximo, as empresas estejam totalmente integradas e, brevemente, presente nas maiores redes varejistas do Brasil.
Com essa aquisição decorrente de novos hábitos de consumidores, a Cajueiro passa a ampliar o portfólio de marcas da Usibras presentes no mercado, sendo a primeira de bebidas vegetais clean label 100% puras e naturais. Vale frisar, que a empresa já usava os produtos da Usibras na elaboração de suas bebidas.
O Superintendente da Usibras, Guilherme Assis, disse por meio de sua Assessoria de Comunicação, que a Usibras complementa seu portfólio e a Cajueiro ganha reforço para atuar neste mercado em ascensão. Por isso, as empresas unem seus conhecimentos, mas mantém a estrutura atual, afirmou Assis.
Ele ainda informou: “dividiremos o controle e naturalmente ganha-se muita sinergia com a integração das operações, mas a característica ágil de startup é integralmente mantida com a manutenção de 100% da equipe e seus diretores”.
Já a Diretora Comercial da Usibras, Cinthya Assis, revelou: “estamos observando atentamente os novos hábitos e anseios dos consumidores ao redor do planeta e reforçando vigorosamente nossa presença no varejo. Incrementamos o portfólio da nossa marca tradicional Dunorte e mais recentemente lançamos uma marca de perfil extremamente inovador: a Love Nuts”.
Cinthya ainda lembrou: a chegada da Cajueiro com a linha de leites vegetais e bebidas saudáveis era uma vertical que estava faltando em nosso portfólio. É importante frisar, que todas as linhas de produtos da Usibras são embaladas sem contato manual.
“É uma honra pra nós da Cajueiro, que é uma empresa jovem, poder compartilhar nossa caminhada com uma companhia com mais de 40 anos de história e com a cultura, solidez e valores como os da Usibras”, comentou o fundador da Cajueiro, Remy Dantas.
Além da Cajueiro, a Usibras considerada maior processadora de castanha de caju do mundo conta com outras três marcas: Dunorte, Cajumil e Love Nuts.
A Dunorte
Com 35 anos de mercado, a Dunorte considerada marca mais antiga, tem uma linha completa de nuts e frutas secas, variando de snacks saudáveis até ingredientes para a criação e elaboração de receitas.
A Cajumil
Mantendo a mesma qualidade e padrão Usibras, a Cajumil é conhecida como uma marca de snacks, que possui uma linha de produtos mais popular e acessível ao consumidor final.
A Love Nuts
Lançada há poucos meses, a Love Nuts é uma marca que trouxe para o mercado, a união de sabor e saúde, com produtos clean label, pensados no bem estar e qualidade de vida dos consumidores.
A Usibras
Com mais de 43 anos de história, a Usibras é uma empresa do Grupo FAN que tem unidades de processamento nos Estados do Brasil a exemplo do Rio Grande do Norte e Ceará, como também, em Gana, na África e, ainda, em New Jersey, nos Estados Unidos.
Notoriamente conhecida pela qualidade dos produtos e matérias-primas que fornece, a Usibras processa mais de 100 mil toneladas de castanha de caju por ano e, segundo a Nielsen, é líder nacional absoluta na venda de castanha de caju.
A Cajueiro
Uma empresa que chegou ao mercado em 2018, no Rio Grande do Norte, a Cajueiro conta com uma ampla linha de bebidas veganas e clean label, ou seja, 100% puras e naturais. Os seus produtos não possuem gomas espessantes, conservantes, estabilizantes, emulsificantes ou qualquer tipo de aditivo.
*O crescimento das bebidas vegetais
De 2016 a 2021, as bebidas vegetais sem soja, como as produzidas à base de castanha de caju, cresceram 540%, segundo dados da Euromonitor International. A Cajueiro dispõe de mais de 200 fórmulas de leite vegetal testadas e seu crescimento é projetado acima de 65% ao ano, para os próximos 5 anos.
“A parte mais robusta do crescimento da categoria está por vir nos próximos dez anos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo”, vislumbra o empresário Remy Dantas, acrescentando: “temos muito trabalho pela frente e estamos muito bem amparados para levar nosso Cajueiro para o mundo”
O fundador da Cajueiro também enfatizou: “a democratização no acesso aos leites vegetais clean label é uma obsessão para nós e uma pauta que conectou as visões de Cajueiro e Usibras desde o início”.