PUBLICIDADE

Usina de dessalinização do Ceará deve ser o maior projeto da área na América do Sul

Em solenidade virtual, o governador Camilo Santana assinou a ordem de serviço para a implantação da maior usina de dessalinização de água marinha do Brasil. Este equipamento previsto para atuar em Fortaleza, mais precisamente na praia do futuro, em 2025, vai diversificar a matriz hídrica do Estado para o abastecimento da capital e da Região Metropolitana.

(Praia do Futuro, em Fortaleza. Foto: Kid Junior)

De acordo com o governador é importante destacar o pioneirismo do projeto da usina de dessalinização no Ceará no apoio às políticas de recursos hídricos do Estado. “É mais uma alternativa para o nosso Ceará. Será o primeiro Estado a partir na frente deste processo; é uma parceria com uma iniciativa privada onde serão investidos R$ 500 milhões. A Cagece terá o compromisso de comprar essa água para atender a demanda da população”, explicou.

O sistema de dessalinização de água marinha é uma importante alternativa de fornecimento complementar de água para abastecimento humano, já que não depende da variação climática, nem da regularidade das chuvas. É válido ressaltar a contribuição que a usina pode oferecer na economia de água no interior do Estado e na geração de renda para o cearense. As tecnologias de dessalinização utilizadas produzem água de qualidade superior aos padrões previstos na legislação brasileira, além de serem autônomas.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir