Governador do Ceará, Elmano de Freitas, anuncia que a usina de dessalinização não será mais construída na Praia do Futuro. O novo local será localizado a cerca de 1 quilômetro (km) da proposta anteriormente prevista.
O motivo da mudança se deve pelo fato governo estadual preferir que a usina fique o mais distante possível dos cabos submarinos que fornecem internet para o Brasil, empresas de telecomunicações pedem a alteração do terreno desde setembro de 2022.
O primeiro local escolhido será utilizado por um Centro Tecnológico, no qual o Governo do Estado tem como objetivo criar um cenário favorável para mais empresas tecnológicas venham para o Ceará. Além disso, Elmano já fez uma articulação com as empresas de telecomunicações e o Governo Federal para a criação deste Centro Tecnológico. É previsto que os envolvidos façam uma reunião nesta sexta-feira (14), em Brasília.
Contudo, devido a escolha de um novo local para a usina de dessalinização, um novo estudo de licitação da parte terrestre precisará ser feito. Enquanto a região aquática, o Governo do Estado afirma que uma análise não precisará ser feita.