A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Usina de urânio em Santa Quitéria, poderá afetar 11 cidades no estado

Um projeto que extrai urânio em Santa Quitéria, a 227 km de Fortaleza, pode infringir com 28 direitos humanos, por situações irregulares identificadas e impactar diretamente, ao todo 11 municípios com material radioativo, além de elevar a radiação do local, o alerta foi feito em relatório do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH), que também aponta omissões no pedido de autorização para a retirada do minério.

Foto: Aurélio Alves

O Conselho Nacional dos Direitos Humanos foi instituído em 2014 pelo Governo Fededal para promover e defender os direitos humanos no país por meio ações preventiva, o conselho é representado por 11 pessoas da sociedade civil e 11 do poder público.

Em Santa Quitéria, os especialistas e moradores temem prejuízos para a saúde, inclusive com casos de câncer associados á radioatividade, os riscos são desde a falta água para consumo humano e para criação de animais.

Ao todo, o projeto afeta onze cidades, confira:

Santa Quitéria
Itatira
Monsenhor Tabosa
Boa Viagem
Tamboril
Catunda
Madalena
Canindé
Sobral
Caucaia
São Gonçalo do Amarante

Os níveis de radiação na região estão acima do que é o normal, conforme o grupo que estudou e produziu o relatório técnico. Em Morrinhos, por exemplo, uma medição numa escola indicou uma taxa de dose externa de 0,1 µSv/hora, o que equivale a uma dose efetiva anual 0,87 mSv (Milisievert), bastante próxima do limite máximo permitido, como detalha o documento.

Para o biólogo e vereador de Fortaleza, Gabriel Aguiar, os impactos ambientais que serão causados na região são graves demais. “A área a ser explorada hoje é uma área preservada de caatinga nativa. É uma vegetação exuberante, de um bioma que hoje conta com 86 espécies ameaçadas de extinção, sendo 46 endêmicas”, detalha. De acordo com ele, a zona também possui cavernas milenares com diversidade típica, além de ser a nascente de rios importantes do Ceará. “Ainda sem falar de urânio, quando falamos apenas de mineração, implica em explodir as cavernas, devastar áreas enormes da caatinga preservada e devastar com poluição como com o acúmulo de rejeitos essa área de biodiversidade”, pontua.

O Urânio é um elemento químico, encontrado em rochas, o Ministério da Saúde explica que fontes radioativas, como o urânio, podem provocar danos ao ser humano, desde um simples eritema, como uma vermelhidão na pele, até a síndrome aguda da radiação que pode ser prejudicial e fatal.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do FacebookInstagram Youtube.

 

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir