Mais da metade dos brasileiros mantém contas em bancos digitais e em instituições financeiras tradicionais. O percentual chega a 57%, conforme dados da Akamai Technologies. Entre os usuários que utilizam mais de um tipo de banco, 45% afirmam que a estratégia permite acessar benefícios específicos oferecidos por cada instituição. Outros 34% relatam que o objetivo é ter maior controle sobre a organização financeira.

A simplicidade é o principal fator de escolha entre clientes de bancos digitais, citada por 54% dos entrevistados. Rapidez nos serviços e menor burocracia aparecem na sequência. Nos bancos tradicionais, o serviço de conta salário é apontado como principal diferencial por 42% dos clientes.
Uso de Recursos
O levantamento também indica mudança nas prioridades dos consumidores ao longo dos últimos anos. A velocidade na resolução de problemas foi mencionada por 29% dos entrevistados e superou, pela primeira vez, a redução de tarifas, que liderou as preferências entre 2018 e 2023.
O Pix é o meio de pagamento mais utilizado nos dois modelos bancários. A ferramenta é usada por 82% dos clientes de bancos digitais e por 55% dos clientes de bancos tradicionais. O uso frequente do cartão de débito foi relatado por 51% dos clientes do principal banco digital e por 40% dos clientes do principal banco tradicional. Já o cartão de crédito é utilizado regularmente por 72% dos clientes do principal banco digital e por 11% dos clientes do principal banco convencional.

Segundo a Akamai Technologies, usuários de bancos digitais tendem a recomendar mais as instituições que utilizam. Ainda assim, os bancos tradicionais seguem sendo utilizados, especialmente por pessoas que recebem salários ou benefícios governamentais.
“Diante das mudanças nas preferências e expectativas dos consumidores, os bancos têm a oportunidade de oferecer mais do que produtos isolados. O diferencial estará na capacidade de integrar serviços, antecipar necessidades e oferecer experiências consistentes em múltiplos canais, fortalecendo a lealdade e a confiança dos clientes”, explica Saulo Miranda, vice-presidente regional de Canais e Operações para a América Latina na Akamai Technologies.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.


