A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Uso de máscaras é flexibilizado em algumas localidades e a medida é alvo de discussões

Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Governo de SC

A partir deste quarta-feira (3), entra em vigor no Distrito Federal o decreto que permite o não uso de máscaras em ambientes abertos, mas a obrigatoriedade segue sendo exigida em locais fechados e áreas comuns. Apesar dos 71% da população completamente imunizados, o assunto ainda é motivo de discussão entre agentes sanitários. A Anvisa continua reforçando a importância do uso da máscaras mesmo após o ciclo vacinal completo.

O subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero, explica que as autoridades de saúde pública irão monitorar o comportamento do vírus e analisar os índices de transmissão e contágio. Segundo ele, a flexibilização está sendo feita com cautela e os números de casos graves da doença estão em baixa.

Em Nova Olinda, na Região do Cariri, um decreto chegou a ser publicado para a dispensa da máscara em locais públicos, mas a Prefeitura revogou a decisão no dia seguinte após uma recomendação do Ministério Público Estadual (MPCE). Na ocasião, o ofício enviado à Prefeitura reforçou que os municípios não podem tomar decisões que se sobreponham ao decreto do Estado.

Outros estados brasileiros se posicionaram oficialmente sobre a obrigatoriedade de máscaras. Desde a última quinta (28), o uso do equipamento já foi dispensado nas ruas do Rio de Janeiro. São Paulo e Santa Catarina também estudam possibilidades de flexibilizar o uso da proteção facial contra a Covid-19.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir