PUBLICIDADE

Vacina contra meningite é liberada para crianças a partir de 1 ano

A partir desta terça-feira (1), a vacina meningocócica ACWY passa a ser oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para todas as crianças a partir de um ano de idade. A medida amplia a proteção contra os principais sorogrupos da bactéria Neisseria meningitidis, responsável pela meningite.

Antes aplicada apenas na adolescência, a vacina ACWY agora substitui a dose de reforço da vacina meningocócica C, prevista para os 12 meses de idade no esquema vacinal infantil. Com isso, as crianças passam a estar protegidas contra os sorogrupos A, C, W e Y.

A atualização, no entanto, não exige a revacinação de quem já recebeu o reforço anterior com a meningocócica C. As crianças seguirão o calendário normalmente, com eventuais reforços indicados de acordo com a idade e recomendações futuras.

Vacinação em Fortaleza

Em Fortaleza, pais e responsáveis podem levar os filhos aos 134 postos de saúde da Capital, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30. Aos fins de semana e feriados, a vacinação segue em dois locais: os postos Geraldo Madeira Sobrinho (Pio XII) e Maurício Mattos Dourado (Edson Queiroz). É necessário apresentar documento da criança e a caderneta de vacinação.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), até março deste ano, cerca de 6,6 mil crianças foram vacinadas contra meningite na cidade, o que corresponde a 87,6% do público-alvo.

Meningite

A meningite é uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por vírus, bactérias ou outros agentes, sendo as formas bacterianas as mais graves. Em 2025, o Brasil já registrou 4,4 mil casos da doença, sendo 1,7 mil do tipo bacteriana.

Vacinas

Além da meningocócica ACWY, o SUS também oferece outras vacinas que ajudam na prevenção de formas graves da meningite, como a BCG, a Pentavalente e as pneumocócicas 10, 13 e 23-valente. A vacinação continua sendo a principal forma de proteção contra a doença.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir