Neste sábado (10/05), o Ceará promoverá o Dia D da campanha de vacinação contra a gripe para grupos prioritários. A ideia é fortalecer a imunização de quem está mais vulnerável às formas graves da influenza, como crianças e idosos.
A meta da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) é vacinar pelo menos 90% do público-alvo, que corresponde a cerca de 3,6 milhões de pessoas. Até agora, 2,2 milhões de doses já foram repassadas pelo Ministério da Saúde e distribuídas entre os 184 municípios do estado.
Apesar da campanha nacional ter iniciado oficialmente em 7 de abril, o Ceará antecipou o calendário para 31 de março. Segundo a coordenadora de Imunização da Sesa, Ana Karine Borges, a decisão foi tomada por conta do aumento da circulação do vírus no estado. Nesse contexto, o Ceará já vacinou mais de 500 mil pessoas e lidera a cobertura vacinal no Nordeste, ocupando o 7º lugar no ranking nacional.

Quem pode se vacinar?
A vacinação está liberada apenas para os grupos considerados de risco. São eles:
- Crianças de 6 meses a 5 anos
- Idosos a partir de 60 anos
- Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto)
- Pessoas com deficiência ou comorbidades
- Povos indígenas e quilombolas
- População em situação de rua
- Profissionais da saúde, educação, segurança, transporte, portos e Correios
- Caminhoneiros
- Pessoas privadas de liberdade
Ana Karine reforça que os grupos prioritários são mais propensos a complicações e que a vacinação vai além do benefício individual. “Muitas vezes, a doença vira Síndrome Respiratória Aguda Grave, precisando de hospitalização. A população em geral acaba sendo beneficiada também, porque reduzimos a carga viral, gerando uma proteção coletiva, a chamada imunidade de rebanho”, explicou.
Vacinação
Mais de 400 escolas no estado já receberam ações de vacinação nos últimos dois meses, em uma estratégia para ampliar o alcance entre as crianças. No Dia D, além dos postos municipais, a vacinação estará disponível no Vapt Vupt do Papicu, no shopping RioMar Fortaleza, das 10h às 16h.
Além da vacina contra a gripe, os postos também vão atualizar o cartão de vacinação com outros imunizantes do calendário de rotina. Confira a lista:
- Pentavalente
- Poliomielite
- Pneumocócica
- Rotavírus
- Dupla adulto (difteria e tétano)
- Hepatite A e B
- Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
- Tetra Viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela)
- Febre amarela
- Meningite (ACWY e C)
- HPV
- Covid-19
- Varicela
- dTpa (difteria, tétano e coqueluche)
- DTP (difteria, tétano e coqueluche)
Contra quais vírus a vacina da gripe protege?
A vacina trivalente usada neste ano protege contra três cepas: H1N1 (A/Victoria/4897/2022), H3N2 (A/Croatia/10136RV/2023) e B/Victoria (B/Austria/1359417/2021). A aplicação é intramuscular e pode ser feita no mesmo dia que outras vacinas do calendário nacional.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.