Com a chegada da alta temporada, os riscos de segurança aos viajantes aumentam. Uma pesquisa realizada pela Norton, empresa líder em cibersegurança global, revelou que quatro em cada cinco (83%) dos brasileiros foram alvo de um golpe ao reservar uma viagem nas férias. No total, 8% dos brasileiros entrevistados relataram ter detectado esse tipo de golpe em algum momento.
Entre as modalidades de golpe mais comuns estão: descontos e ofertas falsas de viagens (41%); agências falsas de viagem (33%); sites de reservas fraudulentos (29%); o malvertising – publicidade enganosa (14%); e o phishing (11%), ataque cibernético que tem como objetivo roubar informações pessoais. O impacto econômico também é significativo: 90% das vítimas relataram ter perdido dinheiro. A perda média entre as vítimas foi de R$ 2.375,98, sendo a maior registrada de R$ 25 mil.
A pesquisa mostra ainda que os riscos não terminam ao chegar no destino. De acordo com o estudo, 8% dos entrevistados que caíram em golpes ao reservar viagens de férias enfrentaram problemas como: comprometimento de informações de cartões de crédito ou bancárias (37%); golpe de aluguel de carros (29%); golpes em plataformas como Airbnb e hotéis (27%); e acomodações inadequadas (17%). Além disso, 14% tiveram seus dispositivos hackeados ou comprometidos em redes Wi-Fi públicas.
A exposição em redes sociais durante as férias também é outro fator de risco. Conforme a pesquisa, 6 em cada 10 entrevistados (60%) compartilharam demasiadamente informações nas redes sociais durante as férias. Especificamente, 37% postaram fotos de seus destinos de viagem e 32% marcaram outras pessoas nas publicações de férias sem pedir permissão. Da mesma maneira, 3 em cada 10 (31%) marcaram sua localização atual, 20% revelaram seus planos de viagem nas redes sociais e 14% postou foto de sua passagem (avião, trem ou ônibus) sem remover nenhuma informação pessoal – como nome, data de nascimento, entre outras.
Iskander Sanchez-Rola, Diretor de Inovação da Norton, recomenda que os viajantes tomem precauções para evitar cair em golpes, durante altas temporadas. Entre as dicas do especialista estão: verificar a autenticidade de ofertas, serviços e vendedores antes de realizar transações; compartilhar experiências de férias nas redes sociais apenas após a viagem e evitar publicar informações em tempo real; não compartilhar dados pessoais de documentos de viagem, evitar usar redes Wi-Fi públicas.
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