PUBLICIDADE

VaiVem Trabalhador: mais de 30 mil profissionais já requisitaram o benefício

Foto: Reprodução

Lançado em dezembro de 2023 pelo Governo do Ceará, a primeira fase do programa VaiVem Trabalhador destinava-se ao público estudantil de Fortaleza e Região Metropolitana, de instituições públicas e privadas, regularmente matriculados em um município distinto do de residência.

Em maio deste ano, a partir da transição para a segunda etapa, o programa ampliou a cobertura para trabalhadores em situação de desemprego e passou a ser executado pelo Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT/Sine), onde tem apresentado resultados expressivos. Conforme dados do IDT, de maio até a metade de novembro de 2025, o benefício contabiliza a solicitação de mais de 30 mil trabalhadores em busca de ocupação em Fortaleza e na Região Metropolitana.

“A marca de 30 mil solicitações do VaiVem Trabalhador mostra como o programa tem se tornado essencial para quem busca oportunidades de emprego na Região Metropolitana de Fortaleza. Ao garantir o transporte gratuito, especialmente para mulheres, que representam a maioria dos beneficiários, o VaiVem não só facilita o deslocamento, mas devolve dignidade e motivação para quem busca voltar ao mercado de trabalho. É uma política pública transformadora e inclusiva”, avalia o governador do Estado, Elmano de Freitas.

Para o secretário do Trabalho, Vladyson Viana, os números demonstram a importância do VaiVem Trabalhador como política pública de suporte à população desempregada.

“O programa VaiVem facilita o deslocamento dos trabalhadores que estão em busca de um emprego, reduzindo custos e viabilizando a acessibilidade ao trabalho. É muito importante oferecer esse benefício para a população, principalmente pelo aspecto de inclusão social que ele representa e pelo fortalecimento que ele agrega à economia local, ao garantir que as pessoas possam chegar às áreas de trabalho em locais distintos com maior facilidade”, explica Viana.

Os indicadores do VaiVem Trabalhador revelam um perfil predominantemente feminino entre os assistidos. As mulheres lideram a lista com folga, totalizando 19.379 solicitações, o que corresponde a 63,28% do total. Em contrapartida, foram 11.170 pedidos feitos por trabalhadores do sexo masculino, representando 36,47%.

Caravanas impulsionam resultados

O desempenho do programa tem sido fortemente impulsionado pelas Caravanas VaiVem Trabalhador. Essa iniciativa de atendimento itinerante tem sido fundamental para levar os serviços para a população das cidades contempladas e elevar as demandas nos municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Das 19 cidades que compõem a RMF, a caravana já esteve presente em onze delas: Aquiraz, Cascavel, Horizonte, Itaitinga, Maranguape, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu, Paracuru, Trairi, Pindoretama e Pacatuba. A meta é visitar todos os municípios da Região Metropolitana de Fortaleza até o final de 2025.

Auxílio na conquista de emprego

O benefício não apenas contribui para a mobilidade dos trabalhadores, como também está relacionado à inserção no mercado de trabalho, que é o objetivo principal da iniciativa. Entre as pessoas que adquiriram o cartão, 3.051 conseguiram uma colocação em vagas de emprego.

O presidente do IDT, Raimundo Angelo, considera que os dados que demonstram a inserção profissional de beneficiários do programa são a prova concreta de que a iniciativa cumpre seu propósito central:

“O nosso foco sempre foi e será a inserção, a recolocação e a geração de emprego e renda para os cearenses. Garantir o deslocamento do trabalhador é um passo fundamental para que ele chegue à entrevista e, posteriormente, ao seu novo posto de trabalho. Seguimos muito alinhados com o Governo do Estado em iniciativas como essa, que removem barreiras e abrem caminhos para que os cidadãos voltem a ter a dignidade do emprego”, pontua.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir