A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Vale do Jaguaribe se destaca em atendimentos socioassistenciais

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Regionalizado de Iracema, ganha destaque na prestação de serviços socioassistenciais para famílias e cidadãos. Aliado a isso, o equipamento também oferece o Serviço de Proteção e Atendimento a Famílias e Indivíduos (PAEFI) através de visitas periódicas. Ao todo, o Creas de Iracema já realizou 4.328 atendimentos e 946 visitas domiciliares no Vale do Jaguaribe.

Sendo o último a ser inaugurado pela Secretaria de Proteção Social, esta terceira unidade de Creas regionalizado abrange os municípios de Ererê, Potiretama, Quixeré, São João do Jaguaribe, Palhano e Iracema. Seu principal objetivo é reconstruir e fortalecer vínculos familiares e comunitários, além de acompanhar a execução de medidas socioeducativas em meio aberto, mantendo uma estreita relação de apoio com o Poder Judiciário.

Vale do Jaguaribe se destaca em atendimentos socioassistenciais
Foto: Ascom SPS

Atualmente, a rede de proteção está em processo de expansão e fortalecimento com a construção de mais cinco equipamentos em todo o estado. Este avanço segue a universalização do cofinanciamento dos 117 Creas municipais iniciada em 2023, um investimento total de R$ 5,2 milhões para garantir atendimento em casos de negligência ou violência.

No Vale do Jaguaribe, onde o Creas Regionalizado de Iracema está localizado, os casos mais comuns são negligência contra crianças e adolescentes, bem como violência doméstica. Franzé Carvalho, assistente social e técnico de referência dos Creas regionais na SPS, destaca a importância desses equipamentos como porta de entrada para famílias vulneráveis na política de Assistência Social.

“Muitas famílias nos procuram buscando ajuda e para além de fazer os encaminhamentos aos demais serviços públicos, orientamos com todos os devidos cuidados, além de oferecer orientação jurídica e apoio à família, seja na busca por documentação ou até mesmo com mobilização comunitária, quando necessário”, reforça.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir