O uso de fantoches de felto, feitos à mão, vem melhorando o atendimento infantil nas unidades do Vapt Vupt no Ceará. O equipamento é vinculado à Secretaria da Proteção Social (SPS). A iniciativa tem como objetivo acalmar crianças durante a emissão de documentos, principalmente na hora de tirar fotos e coletar biometria.
A ideia surgiu na unidade de Messejana, em Fortaleza, a partir da experiência de Edilvânia Costa. Há mais de oito anos, a colaboradora confecciona bonecos e, desde 2018, passou a usar os fantoches no atendimento. “Eu já fazia fantoches em casa há bastante tempo. Quando comecei a trabalhar no Vapt Vupt, levei alguns bonecos que tinha feito para a minha filha e percebi que eles ajudavam muito a acalmar as crianças”, comentou.

Para os pais, o uso dos fantoches ajuda a manter o foco das crianças, que geralmente se distraem em ambientes novos. “Eu nem sabia que existia esse tipo de atendimento. Na hora da foto, a criança geralmente não quer olhar, fica inquieta, mas com o boneco foi diferente. Ela gostou, riu, colaborou”, contou uma mãe.
Trabalho em Equipe
Com mais de 50 mil atendimentos mensais, o Vapt Vupt tem unidades em bairros de Fortaleza e nos municípios de Juazeiro do Norte e Sobral. A prática com fantoches foi expandida para outras unidades e complementa outras medidas, como salas sensoriais para pessoas neurodivergentes.
Desde 2023, a confecção dos bonecos faz parte de uma oficina interna em Messejana. A equipe cria os fantoches dentro do programa de valorização de talentos, que também realiza oficinas de pintura, aromaterapia, karaokê e meditação.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.