Buscando emitir por urgência a nova carteira de identidade, algumas unidades do Vapt Vupt e da Casa do Cidadão no Ceará irão abrir exclusivamente durante os sábados para esse intuito. Essa é uma iniciativa da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) em parceria com a Secretaria da Proteção Social (SPS), que primeiramente irão acontecer em 14, 21 e 28 de setembro, mas que deve continuar até 10 mil documentos serem emitidos.
Para fazer a emissão de maneira urgente da nova carteira de identidade é necessário seguir alguns critérios:
- Urgências médicas: pessoas que necessitam do documento para tratamentos médicos urgentes ou emergenciais. Comprovação de necessidade para internação/tratamento.
- Seleção de emprego: indivíduos que precisão do documento para fins de emprego ou participação em processos seletivos, concursos públicos.
- Vulnerabilidade social: pessoas em situação de vulnerabilidade social ou econômica podem ser priorizadas para garantir acesso aos seus direitos.
- Viagens: cidadãos que precisam do documento para viagens. É preciso comprovar com a passagem.
- Estudantes: necessidade para matrícula ou inscrição em processos educacionais.
- Prova de vida: para beneficiários da Previdência Social/INSS.
- Benefícios sociais: necessidade para recebimento de auxílios sociais.
- Idosos, PcDs, gestante ou lactante, pessoas com transtorno do espectro autista: atendimento prioritário conforme previsto em lei.
Saiba as unidades do Vapt Vupt que abrirão nos sábados:
- Fortaleza: sede da Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CHPB) da Pefoce e unidades Vapt Vupt e Casas do Cidadão
- Maracanaú: Casa do Cidadão
- Juazeiro do Norte: Vapt Vupt
- Sobral: Vapt Vupt
Aqueles que estiverem interessados, e seguem os critérios de emergência, precisam realizar o agendamento online, através do site oficial do processo, sendo necessário justificar a a urgência e anexando documentos comprobatórios. Para acessar o serviço, o cidadão deve clicar na opção “Emissão Carteira de Identidade – Casos Emergenciais” no portal, e seguir as etapas solicitadas.
As solicitações passarão por uma análise e serão prioridades segundo os critérios de urgência.O agendamento começou nessa quinta-feira (12), e a campanha emergencial ocorrerá mensalmente, como uma medida contínua para atender a população em situações emergenciais, conforme o Governo do Estado.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.