PUBLICIDADE

Vaquejada de Itapebussu celebra 79 anos de história e celebração cultural

Foto: Reprodução

Considerada patrimônio cultural do Ceará, a Vaquejada de Itapebussu celebra seus 79 anos em 2024, mantendo viva a essência que a tornou ícone da cultura nordestina. Realizada desde 1945, em Maranguape, os festejos iniciam nesta quarta-feira (18) e vão até domingo (22), no Parque Novilha de Prata, trazendo arte, cultura, gastronomia e shows musicais.

O evento começa com a tradicional cavalgada dos vaqueiros encourados, com saída da Praça São Francisco (Bairro Altos), percorrendo as ruas até a Igreja Matriz, onde os fiéis recebem a bênção do pároco. Em seguida, o cortejo segue em direção ao Santuário do Parque Novilha de Prata para a Celebração da Missa do Vaqueiro, momento em que os vaqueiros oferecem suas vestimentas à Nossa Senhora.

Também nesta quarta-feira, começam as competições da vaquejada, com rodadas de fases oferecendo flexibilidade de horários. Já na quinta-feira (19), as competições continuam durante todo o dia, com transmissões ao vivo pelo YouTube, além de uma programação cultural oferecida ao fim da tarde aos visitantes, estendendo-se até a noite.

Na sexta-feira (20), além das competições e da programação cultural, os shows começam à noite, com entrada parcialmente gratuita, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado às comunidades carentes da região.

No sábado (21), além das programações, à noite, o público poderá aproveitar os shows de Zé Cantor, Lagosta Bronzeada, Taty Girl e Forró Real, com ingressos a partir de R$ 70.

No domingo (22), as programações iniciam mais cedo, às 14h, e seguem até às 20h. Durante todo o evento, vaqueiros de diversas regiões do Brasil competem, com destaque para o popular X1 de vaquejada, uma modalidade intensa que será transmitida ao vivo.

Programação:

Abertura (quarta-feira, 18)

17 horas: Cavalgada dos Vaqueiros Encourados com saída Praça São Francisco (Bairro Altos) em direção ao Parque Novilha de Prata (Levar 1kg de alimento não perecível)

18 horas: Tradicional Missa no Parque Novilha de Prata

19h30 às 20h30: Muito forró Pé de Serra no Barracão do Parque Novilha de Prata

Shows:

Sexta-feira (20) – Entrada gratuita acessível mediante a doação de 1kg de alimento não perecível

Toca do Vale
Manim Vaqueiro
Kaká e Pedrinho

Sábado (21) – Ingressos a partir de R$ 70.

Zé Cantor
Lagosta Bronzeada
Taty Girl
Forró Real

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir