A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Reportagem da ANC é premiada em concurso de jornalismo 

A rede de comunicação “A Notícia do Ceará (ANC) foi destaque em mais um concurso de jornalismo. Os estudantes Yuri Silva e Janaína Sousa, que concorreram na categoria universitária, conquistaram o 1º lugar na área de Webjornalismo. O assunto escolhido para a matéria vencedora tratou da atuação da Defensoria Pública do Ceará na assistência às vítimas de violência doméstica durante a pandemia. O concurso, organizado pela Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Ceará (ADPEC), trouxe, em sua 5ª edição, o tema “Defensoras e Defensores Públicos: assegurando direitos, justiça e a cidadania a quem mais necessita“.

Ao todo, foram 40 trabalhos que concorreram em quatro categorias (Impresso, Rádio, TV e Web). Yuri Silva, um dos autores do trabalho, ressaltou a sensação de estar cumprindo uma das principais funções da profissão. “Com esse trabalho, nós queríamos ampliar o conhecimento da sociedade sobre os serviços ofertados pela Defensoria Pública, especialmente com a problemática da violência doméstica ganhando mais destaque nesta pandemia. O reconhecimento da Adpec à nossa matéria nos dá a honra de saber que cumprimos com o nosso papel como jornalistas, que é o de transmitir informações de maneira correta e responsável”, comentou.

Janaína Sousa, que também fez parte da elaboração da matéria, comentou sobre o impacto do conquista na trajetória pessoal e sobre a importância do trabalho em equipe. “É uma honra imensa ter recebido essa premiação, que é tão significativa. Eu não esperava ter essa oportunidade agora. Sou muito grata à ANC e a toda a equipe pelo apoio, incentivo e suporte de sempre. Agradeço também ao Yuri pela parceria ao longo da produção do projeto. Certamente essa é uma experiência e uma conquista de grande importância para a minha trajetória, enquanto universitária e futura profissional da comunicação”.

Outras Conquistas 

A Rede ANC também foi destaque em outras ocasiões. Em dezembro de 2020, o grupo de comunicação foi premiado na categoria de radiojornalismo, em concurso organizado pelo Ministério Público do Estado do Ceará. (MPCE). Na época, o assunto escolhido abordou atuação do MPCE em defesa dos direitos das pessoas em situação de rua em meio a pandemia

Concurso ADPEC

Dos 40 trabalhos inscritos, a lista conta com 16 premiados distribuídos nas seguintes categorias:

Telejornalismo

1º lugar: Meu Nome, Meu Direito (Veículo: TV Ceará)

2º Lugar: Recomeçar (Veículo: TV Fortaleza)

3º lugar: Lei Maria da Penha completa 15 anos (Veículo: TV Ceará)

Webjornalismo

1º lugar: Defensoria se posiciona contra operação com mandado de busca coletivo “criminalização da pobreza” (Veículo: Diário do Nordeste)

2º Lugar: “Direito à Saúde: os leitos de UTI que salvam vidas” (Veículo: Portal GC Mais)

3º Lugar: Por que a Lei Maria da Penha, criada há 15 anos, é exemplo de aplicação no Judiciário? (Veículo: Diário do Nordeste)

Impresso

1º lugar: Só Ceará e mais 8 Estados têm Licença-Adotante Igual à de Maternidade (Veículo: Jornal O Povo)

2º lugar: Ceará é o 3º Estado do Nordeste com mais denúncias de tráfico de pessoas – Aliciamento e Exploração (Veículo: Diário do Nordeste)

3º lugar: Encontros adiados: em 2020 Fortaleza teve cinco meses sem registrar adoções (Veículo: Diário do Nordeste)

Radiojornalismo

1º Lugar: Quem matou? Negro, Pobre e de Periferia, o perfil das vítimas de homicídio no Ceará (Veículo: FM Dom Bosco)

2º Lugar: A vida depois dos 18: Um lar para quem não foi adotado (Veículo: FM Assembleia)

3º Lugar: Série de reportagens “A vida pede energia” (Veículo: O Povo CBN)

Universitária

  • Defensoria Pública do Ceará auxilia na garantia da Doação de Órgãos (Veículo: O Estado, jornal impresso)

– Jornalista: Yasmim de Carvalho Rodrigues

  • Quem é o culpado? (Veículo: Quinto Andar – Portal de produção do Alunos de Comunicação da UNIT – Radiojornalismo)

– Jornalista: Júnior Colucci

  • Ocupa Maringuella (Veículo: Projeto ‘Se essa Casa Fosse’ – YouTube, telejornalismo)

-Jornalista: José William Barros Monteiro Filho

-Jornalistas: Yuri Silva e Janaína Sousa

É válido ressaltar que a mesma matéria produzida pelos profissionais da ANC está concorrendo a um prêmio nacional, organizado pela Defensoria Pública do Rio Grande do Sul. O resultado será divulgado na sexta-feira (03/12).

 

 

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir