A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Atualizações sobre os transtornos causados pelas chuvas no Centro-Sul do Estado; confira o vídeo

 

( Foto: Marciel Bezerra)

 

As chuvas que caíram sobre o Ceará no final de semana trouxeram efeitos positivos, mas também causaram estragos. No Centro-Sul do Estado, moradores da Zona Rural de Cedro e de Várzea Alegre enfrentam transtornos desde o último sábado (12.03). De acordo com a Defesa Civil, já são 354 famílias desabrigadas após o rompimento de barragens de açudes da região, o que deixou várias localidades dos municípios inundadas. 

 

 

Segundo a Prefeitura de Cedro, equipes da Assistência Social, Secretaria de Saúde e Defesa Civil irão prestar ajuda para estas famílias. A barragem de Catolé, no açude Ubaldinho, rompeu e deixou casas, ruas e estradas alagadas, além de cercas e irrigações danificadas. 

 

Em Várzea Alegre, a 330km de Fortaleza, as pessoas estão instaladas nas casas de amigos e parentes de forma provisória. Neste município, todo o transtorno foi causado após a chuva de 75 milímetros que aumentou o volume do rio do distrito de São Miguel. 

Neste domingo, o município não registrou precipitações, e a boa notícia por parte do Corpo de Bombeiros é que o nível das águas está diminuindo. Mas de acordo com o coronel Nijair Araújo, comandante do Batalhão dos Bombeiros que auxilia nas ações de amparo, a situação ainda é preocupante. “O nosso medo é que ainda existe probabilidade de chuvas no local. Como a região está muito saturada de água, acreditamos que qualquer aporte já cause danos”, alerta.

 

O Ceará registrou chuvas em 81 municípios do Estado nas últimas 24 horas. De acordo com a Fundação Cearenses de Meteorologia e Recursos Hídricos  (Funceme), a maior precipitação ocorreu em Altaneira (90 milímetros). As previsões para os dias 15 e 16 de março são de cenários favoráveis para chuvas moderadas e intensas em todas as macrorregiões do Estado. 

 

Pelas redes sociais, o governador Camilo Santana afirmou que as equipes da Proteção Social e de Segurança estarão no local oferecendo todo apoio às famílias atingidas. “O Governo do Estado do Ceará não medirá esforços para minimizar os danos aos irmãos e irmãs de Várzea Alegre”, completou.

Deputado federal, Capitão Wagner manifestou sua solidariedade para com os dois municípios e se colocou à disposição para ser o interlocutor junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional. “Estamos aguardando os levantamentos dos danos provocados pelas chuvas, para que possamos apresentar ao ministro Rogério Marinho, e atuar nos reparados necessários para que a normalidade possa voltar às cidades”, comunicou.

No local, bombeiros militares de Fortaleza, Crato e Iguatu somam esforços com a Defesa Civil municipal nos resgates. Já a Ciopaer atua com um helicóptero enviado da base de Juazeiro do Norte.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir